Em um país como o Brasil, abençoado por altas temperaturas, conseguir manter a cerveja gelada pode ser um desafio. Descobrir como gelar uma cerveja em pouco tempo, então, pode ser mais difícil ainda. Afinal, para um evento especial como um churrasco ou em uma compra de última hora, a paciência para esperar o refrigerador agir é curta.
Mas felizmente, existem várias formas diferentes de gelar a bebida sem sofrer por antecipação. Com estas dicas, o problema de ter que beber cerveja não tão “estupidamente gelada” como gostaria deixará de existir. Todas as maneiras são simples, rápidas e uma mão na roda.
Hoje, você vai conferir algumas dicas de como gelar uma cerveja em poucos minutos, para nunca mais passar sufoco novamente.
Saiba como gelar uma cerveja em poucos minutos com estas técnicas
1. Panela de pressão
Não, você não vai colocar cerveja no fogo em uma panela de pressão neste método. Ele funciona de uma forma inusitada: apenas coloque uma pequena quantidade de água na panela, duas latinhas de cerveja e uma boa camada de gelo por cima. Feito isso, feche a panela e chacoalhe bem por 20 segundos.
Pelo fato da ferramenta ser selada, não há vazamento de água ou entrada de ar, permitindo que a bebida gele bem rápido. Mas cuidado: jamais coloque garrafas de vidro dentro ou chacoalhe demais, já que a cerveja pode acabar congelando, estragando seu aroma e o sabor.
2. Papel toalha molhado
Esta técnica infalível já é antiga e muito popular. Para testar, basta pegar um rolo de papel toalha, umedecer bem os papéis e cobrir a superfície das cervejas que serão geladas. Logo depois, leve ao freezer e espere cinco minutos.
O papel molhado ajuda a reduzir a temperatura da superfície da latinha ou da garrafa com maior rapidez. Assim, ela fica mais agradável muito mais rápido do que ficaria apenas em contato com o gelo.
3. Sal e álcool
E que tal esta dica? Também é possível gelar a cerveja super rápido utilizando um recipiente de gelo com sal e álcool. A regra é a seguinte: para cada saco de 1 kg de gelo, adicione 500g de sal refinado, mais 500ml de álcool. Misture bem e coloque as cervejas no líquido. Logo logo, elas estarão geladinhas.
Outra questão importante é lavar a lata ou garrafa após a mistura, principalmente nas bordas. Assim, será possível tirar quaisquer resquícios de sal e álcool.
4. Cooler com gelo
Este método pode parecer óbvio, mas é extremamente útil. O cooler é uma ferramenta muito utilizada para quem gosta de viajar, transportar suas bebidas e tê-las a qualquer hora, mas não é só colocar gelo dentro que faz com que a cerveja gele mais rápido.
Para que isso funcione, dê um choque térmico no cooler, utilizando água morna e depois água gelada. Forre ele com gelo e molhe as latinhas ou garrafas com água gelada, colocando-as dentro do cooler. Se quiser, cubra com gelo, e se sobrar mais espaço, coloque mais bebidas.
Por fim, coloque água para completar. Em aproximadamente 20 minutos, a cerveja já deve estar no ponto. Afinal, ao colocar água e gelo em um compartimento fechado, é possível baixar a temperatura bem mais rápido do que em uma geladeira ou freezer. A água em estado líquido é uma melhor condutora do que o gelo.
5. Água gelada
Esta dica funciona quando você só vai beber uma ou outra cerveja, ou seja, em volumes menores. Para testar, separe um recipiente cheio de gelo e com água bem gelada, e coloque a latinha ou garrafa dentro. Com a mão, gire a cerveja em seu eixo o mais rápido o possível, por pelo menos dois minutos.
A cerveja sairá do recipiente perfeitamente gelada. Com a rotação, a superfície de contato entre a cerveja e o gelo aumenta, facilitando a troca de temperatura.