Mês da mulher: conheça as 5 mulheres mais ricas do mundo

As 5 mulheres mais ricas do mundo são referências dentro do mercado financeiro pelo patrimônio que possuem, mas também pela forma com que gerenciam essas riquezas. Neste caso, são herdeiras, empresárias e fundadoras de empreendimentos bilionários no mundo.

De acordo com o ranking da Forbes, apenas 327 dos mais de 2,6 mil bilionários são mulheres, sendo que a maioria herdou a sua riqueza. No entanto, estima-se que as fortunas somadas chegam a quase 2 trilhões de dólares. Como forma de celebrar o Mês da Mulher, conhecer as 5 mulheres mais ricas do mundo pode criar novas fontes de inspiração.

continua depois da publicidade

No geral, a Forbes utiliza uma metodologia composta por diversas etapas para encontrar a lista de pessoas mais ricas do mundo. Neste caso, os dados vão além do patrimônio total, pois fatores como investimentos de risco, participação em negócios, propriedade sobre ações e sociedade em empresas também são consideradas no processo. Saiba mais a seguir:

Quem são as 5 mulheres mais ricas do mundo?

1) Françoise Bettencourt Meyers

Leia também

Considerada a mulher mais rica do mundo pela revista Forbes em 2022, estima-se que a herdeira da L'Oréal Paris possua um patrimônio líquido de 74,8 bilhões, o que equivale a mais de R$ 347 bilhões. Atualmente, a bilionária francesa trabalha como empresária executiva, filantropa, escritora e pianista com grande participação na empresa multinacional de cosméticos que surgiu em sua família.

Curiosamente, o título de mulher mais rica do mundo pertencia à sua mãe, Liliane Bettencourt. Contudo, o falecimento da progenitora em 2018 fez com que Françoise herdasse as ações e expandisse seu patrimônio. Nesse processo, também foram repassadas ações da Nestlé, obras de arte originais, joias, pedras preciosas, imóveis e outros bens da família.

continua depois da publicidade

2) Alice Walton

A princípio, Alice Walton é a única filha do falecido Sam Walton, conhecido pela fundação da multinacional de varejo Walmart. Com cidadania americana, estima-se que essa é uma das mulheres mais ricas do mundo, com um patrimônio de 65,3 bilhões de dólares relativos à participação na companhia da família e outros investimentos.

Apesar de ter formação em Economia e experiência no mercado financeiro, atualmente trabalha com o ramo de curadoria de artes. Mais ainda, possui uma coleção de artigos de arte que é considerada referência no setor artístico mundial, com valor estimado em milhões de dólares.

continua depois da publicidade

3) Julia Koch

A viúva do empresário David Kosh herdou com seus filhos uma participação de cerca de 42% das Indústrias Kosh, mas grande parte da fortuna ficou sob a responsabilidade da matriarca da família. No mercado financeiro, é conhecida como socialite e filantropa, pois investe grande parte da herança e dos lucros obtidos pela participação em iniciativas sociais ao redor do mundo.

Como presidente da Fundação David H. Koch, encabeçou a doação de mais de 200 milhões de dólares para apoiar as causas globais relacionadas à Ciência, pesquisa em saúde, educação, arte e mais. Anteriormente, atuou como estilista e trabalhou com figuras como a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan. Em agosto de 2022, a Forbes estimou a sua fortuna em 57,9 bilhões de dólares.

4) Mackenzie Scott

Mackenzie Scott é a ex-mulher de Jeff Bezos, fundador da Amazon. Com um patrimônio estimado em 53 bilhões de dólares, é uma das responsáveis pela criação da Amazon, e trabalhou durante diversos anos como contadora e administradora da companhia. A princípio, a separação envolveu a venda de 75% das próprias ações para Bezos, oferecendo-o também o controle de veto.

continua depois da publicidade

Em suas ocupações atuais, Scott atua como autora, ativista e filantropa norte-americana, defendendo principalmente a causa anti-bullying. Considerada uma das 100 pessoas mais influenciadoras do ano de 2020, trabalha também como diretora-executiva da Bystander Revolution, uma companhia voltada a ações sociais contra o bullying.

5) Jacqueline Mars

Por fim, a lista é concluída por Jacqueline Mars, herdeira de Frank C. Mars que fundou a Mars Incorporated, a fabricante mundial de chocolates que possui mais de 35 bilhões de dólares em vendas anuais desde 2017. Como investidora norte-americana possui uma riqueza superior a 32 bilhões de dólares, mas não atua na gestão do conglomerado desde 2001.

Na companhia, o presidente do conselho administrativo é Stephen Badger, o filho únido de Jacqueline Mars. Dentre as propriedades está uma fazenda especializada em criar cavalos para competidores olímpicos, localizada em Virgínia, Estados Unidos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade