Melhore seus estudos: saiba fazer ótimos fichamentos em 9 passos

Conheça dicas incríveis sobre como fazer ótimos fichamentos e melhore os seus estudos para as provas do concurso.

Se você procura uma forma de melhorar a sua produtividade nos estudos para as provas do concurso, está lendo o artigo certo. Vamos te mostrar o passo a passo para fazer ótimos fichamentos e aumentar as chances de se aprovado no certame. Vamos conferir?

Leia também

Mas o que é um fichamento?

Podemos dizer que fichamento é uma excelente estratégia de estudo ou pesquisa destinado ao registro de informações importantes oriundas de livros e apostilas didáticos. O principal objetivo do fichamento é auxiliar o concurseiro na compreensão de todo o conteúdo estudado, além de permitir eventuais consultas, em caso de dúvidas.

Um fichamento, como o próprio nome diz, costuma ser feito em fichas que trazem informações relevantes e resumidas sobre o material de estudo do concurseiro.

Além disso, o fichamento permite uma maior organização, o que implica em mais produtividade por causa da otimização do tempo. Conheça os nove passos para fazer um fichamento:

Passo 1: Escolha o formato

A primeira coisa antes de fazer um fichamento é escolher o seu formato, que pode ser em fichas de papel, pastas, caderno, arquivos digitais ou aplicativos específicos.

Você deve escolher a forma que mais atende às suas necessidades e que dê mais praticidade na hora de estudar. Lembre-se de que cada opção tem prós e contras.

Passo 2: Defina os seus objetivos

Após a escolha do formato, é hora de definir os objetivos do fichamento que vai ser feito. Você pode anotar as principais informações a respeito das disciplinas cobradas no edital, fazer comentários sobre algum assunto específico ou até extrair pequenos trechos dos textos estudados (citações). Tudo com as suas próprias palavras, fechado?

Passo 3: Anote a localização e as referências do material

Para que o seu fichamento fique completo e permita um estudo eficiente, anote a localização e as referências do material que está sendo usado. Isso permite ao concurseiro fazer eventuais consultas e encontrar o texto novamente, caso precise no futuro. Além disso, tudo fica mais organizado na hora de estudar.

Passo 4: Escreva as ideias

Depois de escolher o formato, definir os objetivos do seu fichamento e anotar as referências do seu material de estudo, bem como a sua localização, chegou a hora de fazer uma boa leitura dos assuntos e anotar as informações mais relevantes no corpo do texto.

Lembre-se de que o fichamento deve permitir que você faça consultas rápidas sobre o assunto estudado, por isso quanto mais resumidas e, sobretudo, organizadas, estiverem todas as informações, maior eficiência terá o seu fichamento.

Passo 5: Crie padrões de registro das informações

Para ter uma maior organização na hora de estudar para as provas do concurso, crie padrões de registro de todas as informações. Por exemplo, é possível usar símbolos, cores e palavras-chaves que otimizem uma maior estruturação das ideias. Isso não deixa o concurseiro ficar perdido no dia a dia.

Passo 6: Faça quantos tópicos forem necessários

Não se esquecendo do principal objetivo do seu fichamento, a nossa dica para tudo ficar mais organizado, é que não existe um limite máximo de tópicos que poderão ser escritos.

O fichamento é de uso pessoal, por isso, o concurseiro deve escolher a maneira que mais atende aos seus objetivos. O importante é que todos os assuntos fiquem bem entendidos, sem faltar nada. Se uma disciplina você achar que precisa escrever 10 tópicos, e outra 15, faça isso.

Passo 7: Escolha o mesmo modelo de fichamento para todas as disciplinas

Essa dica sobre como fazer um fichamento pode até parecer besteira, mas tem muito concurseiro por aí que costuma variar o padrão de escrita dos assuntos. Isso pode causar uma verdadeira bagunça na sua mente.

Dito isso, você deve escolher o melhor tipo de fichamento (citações, resumo ou bibliográfico) e usar somente ele para todas as matérias estudadas.

Passo 8: Não ignore as regras da ABNT

Por incrível que possa parecer, um fichamento bem organizado e elaborado também deve seguir as regras da ABNT. Mas por que isso é importante? Todos os seus trabalhos ficarão sempre no mesmo formato, deixando tudo mais prático e fácil de manusear. Organização é tudo.

Passo 9: Faça uma revisão rápida em tudo

Todos os passos acima foram seguidos? Agora é hora de ler tudo com bastante calma e ver se aquilo que escreveu está passível de entendimento. Por isso, faça uma leitura completa e avalie se o seu fichamento permite um estudo eficaz para as provas do concurso.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.