MEI: 8 vantagens concedidas para microempreendedores individuais

Conheça os principais benefícios que o Governo Federal concedeu para quem é MEI e veja se compensa se formalizar.

Devido ao altíssimo índice de desemprego no Brasil, milhares de pessoas decidiram trabalhar por conta própria e acabaram se tornando microempreendedores individuais (MEI).

continua depois da publicidade

Só em 2021, mais de 3,9 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas em todo o Brasil. Por isso, conheças as 8 vantagens concedidas pelo Governo Federal para todos os MEIs.

1- Todo MEI tem direito a um CNPJ

Quando um trabalhador autônomo se formaliza como MEI, ele terá um número de CNPJ, que será a sua identidade perante o Governo Federal. Com isso, o MEI terá vantagens exclusivas que podem facilitar bastante a gestão da sua microempresa no dia a dia.

Leia também

Trabalhadores autônomos que não têm CNPJ podem enfrentar dificuldades no mercado, ao contrário de quem é MEI.

continua depois da publicidade

2- Isenção de taxas referentes ao registro da empresa

MEIs não precisam enfrentar aquela burocracia irritante dos órgãos públicos e nem pagar as taxas referentes ao registro da sua microempresa, seja na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda ou na Receita Federal do seu município. E isso se traduz em muito mais economia para quem se formaliza como microempreendedor individual.

3- Pagamento de imposto único

Outro benefício de se tornar MEI, é que o único pagamento mensal (DAS – Simples Nacional) que o microempreendedor terá que fazer todos os meses, tem valor fixo e acessível.

continua depois da publicidade

O boleto de pagamento refere-se à contribuição ao INSS, ICMS e/ou ISS. Para o MEI que trabalha com prestação de serviços, por exemplo, o valor do imposto mensal, em 2022, é de R$ 65,60.

4- Início imediato das atividades

O MEI não precisa esperar a liberação do alvará de funcionamento da prefeitura, ou nenhum outro tipo de licença, para iniciar as suas atividades.

Depois que o microempreendedor se formalizou no site do Governo Federal e já tem o seu CNPJ, ele pode começar a exercer suas atividades sem nenhum tipo de impedimento. Basta pagar o imposto (DAS) todo dia 20 de cada mês e fazer a Declaração Anual para MEI.

continua depois da publicidade

5- Possibilidade de emitir notas fiscais

Com o CNPJ, o MEI pode emitir notas fiscais para pessoas físicas e jurídicas. E isso significa que ele terá muito mais chances de ampliar o seu negócio, já que, muitas vezes, a emissão de nota fiscal é obrigatória em caso de prestação de serviços ou de venda de produtos.

O melhor de tudo é que o MEI pode emitir nota fiscal pela internet, através do site da prefeitura do seu município.

6- Maior poder de negociação com clientes e fornecedores

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, o MEI tem um maior poder de negociação com todos os seus clientes e fornecedores, já que ele pode emitir nota fiscal e tem um CNPJ.

A saber, diversas empresas e pessoas físicas preferem negociar com outras empresas que tenham CNPJ, já que é possível emitir nota fiscal e, assim, passar uma maior credibilidade.

7- Maior acesso a serviços financeiros

Abertura de conta bancária PJ, máquinas de cartão e empréstimos em geral, podem ser conseguidos com mais facilidade por quem é MEI.

E o acesso a todos esses serviços financeiros podem aumentar as chances de crescimento de todo o negócio, por causa da sua confiança e transparência no mercado.

8- Oportunidade de vender e prestar serviços até para órgãos públicos

Quem se formaliza com MEI também pode vender os seus produtos e até prestar serviços tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos. E o que isso significa? Mais chances de crescimento por causa do aumento dos ganhos e destaque no concorrido mercado.

Agora é avaliar se vale, ou não, a pena se formalizar como MEI, de acordo com as vantagens citadas.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade