Lugares do mundo em que o ano não começa em 1º de janeiro

Para alguns povos e culturas, a comemoração do ano novo ocorre em momentos diferentes, dependendo do calendário utilizado. Confira alguns desses lugares a seguir.

No dia 1º de janeiro damos boas-vindas ao novo ano, no entanto essa tradição é diferente em outras culturas. Assim, é importante ter em mente que nem todo mundo vive de acordo com o nosso calendário, o gregoriano, que começa em janeiro e termina em dezembro. E cujo nome deriva do Papa Gregório XIII, que ordenou sua adoção em 1582 por meio de uma bula papal.

Na Etiópia, por exemplo, a celebração do Ano Novo, o “Enkutatash”, que significa “presente de joias” (segundo uma das muitas versões desta festividade refere-se à personagem bíblica Rainha de Sabá) é no dia 11 de fevereiro, exceto nos anos bissextos.

Além disso, o país africano é regido pelo calendário copta, de 13 meses, sendo os 12 primeiros de 30 dias e o décimo terceiro de cinco ou seis dias. Veja a seguir outros lugares do mundo em que o ano não tem início em 1º de janeiro.

6 lugares do mundo que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro

1. Índia

Em outras partes do mundo, principalmente no continente asiático, as comemorações acontecem em datas diferentes de acordo com os calendários da região. Desse modo, na Índia, a chegada do ano novo é comemorada mais de uma vez, devido à coexistência de várias culturas e religiões, cada uma com seus dias próprios para comemorar eventos significativos.

Contudo, o dia 1º de janeiro é marcado por festas e fogos de artifício como feriado opcional, ao contrário do dia 22 de março, onde segundo outros calendários, é o início oficial do ano novo, apesar de não haver comemoração.

2. China

A chegada do Ano Novo Chinês, que em 2023 será dedicado ao Coelho, só acontecerá em 22 de janeiro do referido ano, data em que será celebrada em grande estilo a “Festa da Primavera”, um grande dia para os chineses em que se faz a Dança do Dragão.

Em suma, essa festa marca o início de um grande evento de quinze dias desde a primeira lua. Tudo culmina com a “Festival da Lanternas” quando os chineses iluminam a noite com as suas próprias luzes.

3. Irã

Entre os países que não comemoram essas datas, existem aqueles que são regidos pelo calendário persa, como o Irã, onde se celebra a festa de Novruz. Segundo dados das Nações Unidas, este é o ano novo para mais de 300 milhões de pessoas na Ásia Central, Bálcãs, Cáucaso, Bacia do Mar Negro, Oriente Médio e outras regiões.

4. Tailândia

Na Tailândia, o Ano Novo é chamado de “Songkram” e cai em 13 de abril, de acordo com o calendário gregoriano. Nesse país, as festividades duram três dias e, como no Ocidente, as pessoas compartilham a ideia de deixar para trás o que não deu certo e renovar a esperança com boas energias e votos de felicidade para o novo ano.

5. Israel

O Ano Novo judaico é um feriado móvel, ou seja, varia a cada ano em relação ao calendário gregoriano. Com efeito, a data é determinada pelas fases da lua e ocorre durante ou próximo ao outono no hemisfério norte. Por isso, o Ano Novo costuma ser comemorado entre os meses de setembro e outubro do calendário ocidental.

6. Sri Lanka e outros locais

Por fim, “Puthandu” é a data do Ano Novo comemorado em lugares como Sri Lanka, Tamil Nadu (estado indiano), Malásia, Cingapura e Maurício. Geralmente cai em meados de abril no calendário gregoriano e é considerado o dia em que o deus Brahma iniciou a criação do universo.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.