IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

O Imposto sobre Veículos Automotores, o IPVA, possui caráter estadual, pago por proprietários de carros, motos, caminhões e demais veículos, de maneira anual. Essa cobrança é realizada no início de cada ano, em valores que variam conforme o ano e modelo do automóvel. No entanto, alguns carros poderão receber isenção do IPVA em 2023.

A gratuidade desse tributo é determinada conforme o ano de fabricação, e pode mudar segundo o estado onde o carro foi registrado. Isso porque cada unidade federativa tem suas próprias regras para tratar o imposto. Os valores recolhidos são aplicados em várias áreas da administração pública.

Quais os carros estarão isentos em 2023?

Assim como cada estado brasileiro define como vai cobrar especificamente o imposto, também há diferentes regras sobre a isenção do IPVA e, para o próximo ano, não seria diferente. Os governos estaduais têm como base o ano de fabricação de cada veículo, dando gratuidade a partir de:

  • 10 anos para os estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • 15 anos para os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos para o estado de Mato Grosso;
  • 20 anos para os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul.

Os carros fabricados até o ano de 1985, no estado de Santa Catarina, e até 2000, no estado de Alagoas, também estão liberados do tributo. Em Minas Gerais e Pernambuco, não há isenção completa do IPVA. Nesses estados, há uma redução progressiva do imposto com base na idade do veículo.

A seguir, confira alguns carros que não precisarão pagar o imposto no próximo ano:

  1. Willys Rural Pickup 1966;
  2. Chevrolet Vectra Challenge;
  3. Chevrolet Montana Sport;
  4. Fiat Fiorino 2002;
  5. Fiat Uno 2002;
  6. Fiat Brava 2007;
  7. Fiat Siena;
  8. Volkswagen Fusca 1961;
  9. Volkswagen Passat 1979;
  10. Ford Model A 1929;
  11. Dodge Dart 1970;
  12. Ford Belina 1973;
  13. Chevrolet Chevette 1985;
  14. Toyota Hilux 2002;
  15. Jeep Wrangler 2002;
  16. BMW Z4 2007;
  17. Ford Ka 2007;
  18. Audi A3 2010;
  19. Chevrolet Astra 2010;
  20. Citroën C3 2010;
  21. Citroën C4 Pallas 2012;
  22. Chevrolet Cobalt LTZ 2012;
  23. BMW Z4 2007;
  24. Ford Ka 2007;
  25. VW Gol;
  26. GM Corsa;
  27. Toyota Corolla SE-G 2003;
  28. Fiat Stilo Schumacher;
  29. GM Celta.

Como funciona o pagamento do IPVA?

Criado no ano de 1986, o IPVA substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU) que era aplicada apenas ao sistema de transportes, para melhoria de ruas e estradas. Diferentemente do antigo tributo, os valores pagos com o IPVA pode ser utilizado para gastos em diversas áreas, como saúde e educação, por exemplo.

No início de cada ano, um cronograma de pagamento do tributo é divulgado, baseado na placa dos carros em circulação. Por isso, há vários prazos finais para a quitação da cobrança. Cada unidade federativa calcula o imposto com referência no preço de venda do automóvel.

O percentual varia em torno de 1,5% e 4% sobre o valor de mercado, considerando carros novos e usados. Os proprietários dos veículos podem optar por parcela única ou dividir em até cinco parcelas. Contudo, quanto mais cedo o IPVA for pago, maiores serão os descontos.

Esses também variam conforme o estado de registro. Quando há atraso no pagamento existe incidência de juros, multas, e o motorista ainda pode ter seu nome inscrito na dívida ativa. O pagamento dessa taxa é obrigatória para que o condutor possa dirigir sem impedimentos.

É importante lembrar que, caso o motorista esteja com o documento em atraso, e seja pego numa “blitz”, será multado com o valor equivalente a uma infração grave. O valor cobrado em 2022 é de R$ 195,23, além de ter pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação.

Leia também

você pode gostar também

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.

Oscar 2023: lista completa de indicados e onde assistir cada filme

Você sempre foi fã das novidades do mundo do cinema? Então, conheça os filmes indicados ao Oscar 2023 e saiba onde assistir a cada um deles.

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.