Inteligência interpessoal é cobrada no mercado; saiba como desenvolvê-la

A inteligência interpessoal se refere à habilidade de se relacionar com as pessoas, sendo capaz de analisar, interpretar, entender e atender as demandas desses indivíduos.

Em primeiro lugar, a inteligência interpessoal diz respeito à capacidade de se relacionar com as pessoas, além de analisar, atender e interpretar as intenções de terceiros. Nesse sentido, é uma habilidade fundamental para trabalhar em equipe, estabelecer redes de contato, praticar a empatia e liderar grandes grupos.

continua depois da publicidade

No geral, como todo tipo de inteligência, a inteligência interpessoal é desenvolvida ao longo da vida, a partir de práticas simples e diárias. Sobretudo, permite com que o indivíduo seja mais empático, amigável, comunicativo e sensível às demandas de terceiros, pois está conectado com aqueles ao seu redor.

Atualmente, as empresas e o mercado de trabalho cobram essas habilidades no que diz respeito ao contato com outras pessoas, tanto nas funções de atendimento aos clientes quanto na própria comunicação interna da companhia. Sendo assim, é mais do que uma ferramenta individual, e tem sido cada vez mais valorizada no campo profissional.

Como desenvolver a inteligência interpessoal?

Leia também

Trabalhos em grupo, atividades que demandam participação, integração em comunidades e outras formas de contato são métodos interessantes de estimular a sua capacidade de se comunicar com terceiros. Para expandir o alcance dessa habilidade, é interessante investir em relações com pessoas diferentes, que te desafiam a pensar de outras formas e apresentam perspectivas diversas.

continua depois da publicidade

Atividades como o trabalho voluntário são impulsionadores da inteligência interpessoal, pois te levam a diferentes realidades e mostram outras formas de alcançar as pessoas.

Nesses espaços, é possível ainda praticar essa habilidade ao ensinar algo que você sabe para quem não conhece aquele tópico, fazendo com que você seja empático em sua comunicação e pense em estratégias de aplicar aquele conhecimento na vida de outras pessoas.

Como consequência, você não somente aprimora a sua capacidade de liderança como também pratica a organização e o pensamento crítico. Porém, para desenvolver a inteligência interpessoal, é fundamental ser flexível, ter bom humor e paciência, pois o contato com outras pessoas nem sempre é linear e pacífico, principalmente aquelas que são muito diferentes de você.

continua depois da publicidade

No entanto, dominar essas características também ajuda nesse processo, porque te mostra formas de lidar com diferentes estímulos, desafios e personalidades. Acima de tudo, manter uma escuta ativa é fundamental, pois assim você consegue acessar os sentimentos e pensamentos das pessoas com mais eficiência.

Quais são as vantagens dessa habilidade?

No campo da liderança, a inteligência interpessoal permite que o gestor entenda as demandas da sua equipe, identifique os problemas e conflitos, assim como sugerir soluções efetivas a longo prazo. Por outro lado, no cotidiano de trabalho, é possível se comunicar de maneira mais efetiva, realizando apresentações que entreguem a mensagem necessária e também emitindo suas ideias com mais assertividade.

continua depois da publicidade

Além disso, a inteligência interpessoal incentiva o pensamento crítico, pois cobra que você esteja aberto a entender o que está acontecendo com os outros. Assim, é mais fácil estabelecer importantes redes de contato, se posicionando de maneira estratégica com diferentes grupos.

Como consequência, resultados melhores são obtidos, principalmente em projetos colaborativos. Mais do que inteligência interpessoal, o profissional também desenvolve outras habilidades, como flexibilidade e empatia.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade