Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

A dor é algo relativo. Existem pessoas que são incapazes de aguentar uma dor de cabeça ou cólicas, já outras possuem um limite maior. Mas você já parou para pensar quais são as piores dores que os seres humanos podem sentir? O conteúdo pode até mesmo ser interessante, mas certamente ninguém gostaria de passar por uma delas.

A verdade é que a maioria das pessoas raramente chega ao nível de experienciar uma destas dores. As sentidas em dias comuns estão longe de ser uma das piores, visto que estas podem gerar até mesmo quadros depressivos quando são crônicas.

No Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) elaborou uma lista com as vinte piores dores do mundo, mas em ordem aleatória. Algumas delas são úlcera, hérnia de disco ou pedras no rim. Para entender mais sobre o assunto, confira algumas das listadas hoje.

As 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

1. Endometriose

A endometriose é uma doença crônica, onde o endométrio, a mucosa que reveste a parede interna do útero, acaba crescendo em outras regiões do corpo. Esta doença pode, quando mais grave, afetar o pulmão, intestino, bexiga e o diafragma, por exemplo.

Os principais sintomas incluem cólicas menstruais intensas, dificuldade para engravidar, infertilidade, sangramentos intestinais e urinários e dores durante as relações íntimas. Além disso, a endometriose também pode se desenvolver de forma assintomática.

Para identificar esta doença, é preciso fazer um diagnóstico, por meio de exames ginecológicos físicos e laboratoriais. Isso inclui o ultrassom endovaginal e a ressonância magnética.

2. Fibromialgia

Outra na lista de doenças com dores intensas, a fibromialgia também possui caráter crônico, e é caracterizada por dores tenebrosas em várias partes do corpo, mas principalmente nos tendões, articulações e músculos.

A fibromialgia ataca pelo menos 3% da população brasileira, principalmente mulheres na faixa dos 30 aos 55 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Seus principais sintomas são a dificuldade de concentração, cansaço excessivo, ansiedade, depressão e é claro, a dor generalizada. Com controle e tratamento responsável, é possível aliviar as dores de forma significativa. Isso inclui ter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios com regularidade.

3. Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo, nevralgia do trigêmeo ou tique doloroso é um distúrbio no nervo trigêmeo, responsável por transportar informações de sensibilidade do rosto pelo cérebro. A sensação deste problema é como um choque elétrico, ou seja, uma dor rápida e intensa.

Esta doença pode surgir durante o contato de um vaso sanguíneo, como uma veia ou artéria, com o nervo. Mas a neuralgia também pode estar associada a outras questões como tumores, esclerose múltipla, danos físicos ao nervo e histórico familiar.

Apesar da dor ser eventual, com o tempo, ela pode se tornar mais frequentes. Vários gatilhos podem desencadeá-la, como vento frio na pele e até mesmo tratamento dentário.

4. Cálculo renal

Ao citar as piores dores que alguém pode sentir, certamente alguém escuta vez ou outra sobre as cólicas renais. O cálculo renal, a famosa pedra nos rins, começa a dar problemas ao tentar passar pelo ureter e alcançar a bexiga.

Por sua vez, o ureter em sua porção mais estreita tem cerca de 7mm de diâmetro. Contudo, alguns cálculos passam dos 10mm, e precisam ser retirados ou reduzidos por procedimentos, como quebra ou litotripsia extracorpórea.

Mas até mesmo os menores cálculos são capazes de causar grandes estragos. Eles provocam as contrações da musculatura lisa do ureter, gerando cólicas excruciantes. A dor costuma se propagar na região ipsilateral do flanco, e é acompanhada de vômito, sudorese, náuseas, taquicardia e hipertensão arterial.

Outros casos

Além destes quadros, existem outras dores tão ruins quanto, relatadas por muitos ao longo dos anos. A cefaleia em salvas, por exemplo, é considerada ainda pior que a enxaqueca. Ela é caracterizada por uma dor intensa, que dura entre 15 a 180 minutos.

Junto da dor, surge ainda vermelhidão e lacrimejamento no olho, ptose palpebral e congestão nasal. Ela pode ocorrer várias vezes ao dia, durante algumas semanas.

Da mesma forma, a neurite herpética pode ser outra vilã da saúde de muitos. Ela é ocasionada pelo vírus da varicela, que se reativa nos nervos cranianos e gera o herpes-zóster, que é uma lesão cutânea dolorosa, com uma cura que pode demorar semanas.

Esta doença pode surgir durante uma queda da imunidade na terceira idade ou em pacientes com HIV ou câncer. A dor pode persistir por meses ou anos, acompanhando o nervo com queimação, formigamento ou ardor.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.