INSS: saiba como solicitar a reativação de seu benefício

Em caso de cessão indevida do benefício do INSS, o beneficiário pode solicitar a reativação. Saiba como.

Em alguns casos, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social podem ser surpreendidos com a ausência de depósito do benefício. A boa notícia é que, caso a justificativa seja equivocada e o direito ao benefício permaneça, é possível solicitar a reativação do benefício do INSS. Saiba como.

continua depois da publicidade

Por que os benefícios são cessados?

Como órgão público regulador, o INSS realiza, periodicamente, a verificação de dados dos beneficiários para averiguar e assegurar que aqueles que estão recebendo esses valores realmente têm direito.

Este tipo de procedimento é essencial para detectar fraudes e proteger os cofres públicos contra práticas ilegais, mas, ao mesmo tempo, possui também o lado ruim, que é justamente os cancelamentos e suspensões indevidas.

Leia também

Os motivos mais comuns para a suspensão dos benefícios são: ausência de prova de vida, faltar à perícia médica que concedeu o benefício ou “cair” na malha fina do INSS. Esse último caso ocorre quando o órgão detecta alguma irregularidade relacionada ao beneficiário.

continua depois da publicidade

O que acontece quando o benefício é suspenso?

Quando o benefício é cessado por uma das hipóteses levantadas, o sistema de pagamentos do INSS entende pela desnecessidade de adimplir com os benefícios, e dá baixa no cadastro do beneficiário correspondente.

Vale lembrar que, normalmente, o órgão emite notificações de aviso acerca da situação de suspensão e quando ela deverá ocorrer, dando a chance para o beneficiário recorrer da decisão antes mesmo de ficar sem o benefício.

Como solicitar a reativação do benefício do INSS?

A Reativação é um serviço que permite o cidadão solicitar a reabertura do processo de pagamentos do benefício que recebe pelo INSS e que, por algum motivo, foi suspenso ou encerrado. Este é um direito de qualquer pessoa que seja cadastrada como beneficiária.

continua depois da publicidade

A solicitação de reativação do benefício pode ser realizada de forma gratuita pela internet, sem a necessidade de o beneficiário ter que se dirigir a uma das agências do INSS. Confira o passo a passo:

Passo 1: como abrir a solicitação

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para download nas versões Android e iOS);
  2. Clique em “Novo Pedido”;
  3. Digite o serviço/benefício desejado;
  4. Na lista sugerida, selecione o serviço/benefício desejado;
  5. Siga as instruções na tela.

Para todos os casos de solicitação de revisão, alguns documentos são obrigatórios:

continua depois da publicidade
  • Número do CPF;
  • Número do benefício;
  • Procuração ou termo de representação (nos casos em que o solicitante é procurador ou representante legal);
  • Documento de identificação com foto e CPF do representante (nos casos em que o solicitante é procurador ou representante legal).

Passo 2: consultar o pedido e receber a proposta

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (links disponíveis acima);
  2. Clique em “Consultar Pedidos”;
  3. Encontre o processo na lista;
  4. Clique em “Detalhar” para ver mais detalhes.

O tempo estimado para o processo é de 30 dias corridos e o mesmo serviço está disponível na Central de Atendimento do INSS, pelo número 135.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade