INSS: saiba como solicitar a reativação de seu benefício

Em caso de cessão indevida do benefício do INSS, o beneficiário pode solicitar a reativação. Saiba como.

Em alguns casos, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social podem ser surpreendidos com a ausência de depósito do benefício. A boa notícia é que, caso a justificativa seja equivocada e o direito ao benefício permaneça, é possível solicitar a reativação do benefício do INSS. Saiba como.

Por que os benefícios são cessados?

Como órgão público regulador, o INSS realiza, periodicamente, a verificação de dados dos beneficiários para averiguar e assegurar que aqueles que estão recebendo esses valores realmente têm direito.

Este tipo de procedimento é essencial para detectar fraudes e proteger os cofres públicos contra práticas ilegais, mas, ao mesmo tempo, possui também o lado ruim, que é justamente os cancelamentos e suspensões indevidas.

Os motivos mais comuns para a suspensão dos benefícios são: ausência de prova de vida, faltar à perícia médica que concedeu o benefício ou “cair” na malha fina do INSS. Esse último caso ocorre quando o órgão detecta alguma irregularidade relacionada ao beneficiário.

O que acontece quando o benefício é suspenso?

Quando o benefício é cessado por uma das hipóteses levantadas, o sistema de pagamentos do INSS entende pela desnecessidade de adimplir com os benefícios, e dá baixa no cadastro do beneficiário correspondente.

Vale lembrar que, normalmente, o órgão emite notificações de aviso acerca da situação de suspensão e quando ela deverá ocorrer, dando a chance para o beneficiário recorrer da decisão antes mesmo de ficar sem o benefício.

Como solicitar a reativação do benefício do INSS?

A Reativação é um serviço que permite o cidadão solicitar a reabertura do processo de pagamentos do benefício que recebe pelo INSS e que, por algum motivo, foi suspenso ou encerrado. Este é um direito de qualquer pessoa que seja cadastrada como beneficiária.

A solicitação de reativação do benefício pode ser realizada de forma gratuita pela internet, sem a necessidade de o beneficiário ter que se dirigir a uma das agências do INSS. Confira o passo a passo:

Passo 1: como abrir a solicitação

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (disponível para download nas versões Android e iOS);
  2. Clique em “Novo Pedido”;
  3. Digite o serviço/benefício desejado;
  4. Na lista sugerida, selecione o serviço/benefício desejado;
  5. Siga as instruções na tela.

Para todos os casos de solicitação de revisão, alguns documentos são obrigatórios:

  • Número do CPF;
  • Número do benefício;
  • Procuração ou termo de representação (nos casos em que o solicitante é procurador ou representante legal);
  • Documento de identificação com foto e CPF do representante (nos casos em que o solicitante é procurador ou representante legal).

Passo 2: consultar o pedido e receber a proposta

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (links disponíveis acima);
  2. Clique em “Consultar Pedidos”;
  3. Encontre o processo na lista;
  4. Clique em “Detalhar” para ver mais detalhes.

O tempo estimado para o processo é de 30 dias corridos e o mesmo serviço está disponível na Central de Atendimento do INSS, pelo número 135.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.