Foco total: confira 7 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Conheça sete dicas de ouro para melhorar a concentração nos estudos e aumente as chances de ser aprovado no concurso.

As provas do certame chegando, a ansiedade cada vez maior e você não consegue manter a sua atenção nos assuntos que precisam ser estudados? Calma lá, concurseiro. Vamos te dar sete dicas para ter o foco total e melhorar a concentração nos estudos, que podem deixar a sua aprovação mais perto da realidade. Nos dê o prazer da sua companhia até o final da leitura.

Leia também

1- Elimine todas as distrações possíveis

Se você deseja ter o foco total e melhorar a concentração nos estudos, deve eliminar qualquer tipo de distração que possa te atrapalhar enquanto estiver estudando. Afinal, a sua atenção no que importa deve ser a prioridade, certo?

Desligue o seu celular ou o deixe no modo avião, escolha um local silencioso (sem muita poluição visual) e não desvie a sua atenção para nada que não seja importante, pelo menos naquele momento. Em suma, esqueça o mundo externo enquanto estiver estudando.

2- Seja organizado

Outra dica para ter o foco total e melhorar a concentração nos estudos, é ser uma pessoa organizada no dia a dia. Um concurseiro que não é organizado acaba ficando perdido em meio à bagunça e perde um tempo precioso.

Antes de começar a fase de preparação para as provas do certame, faça um cronograma de estudos, liste todas as tarefas do dia seguinte no final dia anterior (para não perder tempo), mantenha o seu ambiente de estudo sempre limpo e sem aquela bagunça de dar medo. Lembre-se: organização é tudo.

3- Ter uma dieta equilibrada auxilia a manter o foco total

Pode até não parecer, mas a sua alimentação tem uma relação direta com sua concentração nos estudos. Determinados alimentos como as frutas, verduras, legumes, peixes e castanhas, por exemplo, podem fazer você manter o foco total no que está fazendo, turbinando o seu aprendizado.

Dessa forma, procure se alimentar de forma saudável e evite alimentos altamente calóricos e de pouco valor nutricional. Uma feijoada ou um bife suculento de picanha até podem ser uma delícia, sem dúvidas, mas esse tipo de refeição tem uma digestão lenta, o que causa sonolência.

4- Estimule a sua mente

Mais uma dica bacana sobre como ter foco total e melhorar a concentração nos estudos, é estimular a mente. Assim como o nosso corpo, o cérebro precisa de muita “malhação” e de forma constante. E essa saudável prática pode ser feita de várias maneiras.

Por isso, que tal fazer palavras-cruzadas, ser um praticante voraz de jogos de tabuleiro (como xadrez e dama), fazer contas simples sem calculadora ou aprender um novo idioma? A ginástica mental é importantíssima e deve fazer parte da rotina de todo concurseiro.

5- Procure memorizar as coisas

Você tem o hábito de praticar a memorização? Se não, deveria começar ontem. Decorar poemas, frases e até letras de músicas, auxilia no constante aprimoramento do seu vocabulário e treina a sua mente para que ela consiga se concentrar em tarefas importantes.

Vale ressaltar que a nossa memória é o principal pilar de sustentação do processo de aprendizagem. Ou seja, sem ela é impossível manter o foco total e melhorar a concentração nos estudos. Dessa forma, procure ter hábitos saudáveis que possam exercitar o seu cérebro, já que isso poderá deixar a sua aprovação mais próxima.

6- Durma bem todas as noites

Outra dica para manter o foco total e melhorar a concentração nos estudos é dormir bem todas as noites. O sono é primordial para a nossa mente, que também precisa de descanso. Quando temos um sono de qualidade e reparador a nossa disposição no dia seguinte fica nas alturas.

E isso significa ter mais foco em suas atividades diárias, inclusive nos estudos. Durante o sono, todo o sistema nervoso central é restabelecido, fazendo com que as conexões neurais aconteçam de uma forma mais contundente. E isso auxilia o concurseiro a desenvolver uma grande capacidade de ter mais foco nos estudos.

7- Não faça diversas coisas ao mesmo tempo

Acreditar que fazer diversas coisas ao mesmo tempo é um diferencial e tanto na hora de estudar, é um erro e tanto. Segundo especialistas em saúde mental, fazer duas ou mais coisas que exigem atenção ao mesmo tempo, afeta negativamente a sua concentração.

Na hora de estudar para as provas do concurso, faça uma tarefa de cada vez, organizando-se sempre dessa forma. Essa tática pode te auxiliar a ficar mais concentrado em suas prioridades e não se esquecer de nenhum detalhe importante. Estudar dois assuntos distintos simultaneamente não rola, concurseiro.

Agora que você está a par das nossas dicas sobre como ter foco total e melhorar a concentração nos estudos, basta seguir todas elas e deixar o sonho da carreira pública mais perto.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.