Fique atento: 9 hábitos do dia a dia que podem detonar o seu carro

Está pensando em vender o seu veículo ano que vem? Conheça os principais hábitos que podem detonar o seu carro e mantenha-o sempre em boas condições.

Os cuidados com um automóvel vão muito além de deixá-lo sempre limpo e com o tanque cheio. O motorista precisa ter uma série de zelos para mantê-lo conservado e em ótimas condições de uso. Por isso, essa matéria selecionou nove hábitos que podem detonar o seu carro.

Leia também

São pequenos detalhes que podem acabar com a vida útil de algumas peças do motor. Curioso para saber quais são eles? Basta continuar a leitura para ficar bem informado. Confere aí.

Hábitos que podem detonar o seu carro

1) Colocar água no radiador

Esse é um dos hábitos que podem detonar o seu carro. Tem muita gente por aí que acha que deve colocar somente água da torneira no radiador do carro e pronto. Isso é um erro crasso.

Além desse líquido (que deve ser desmineralizado ou filtrado), também é necessário adicionar um aditivo para radiador na proporção indicada pelo manual do fabricante. Esse procedimento é necessário para se evitar corrosões de algumas peças.

2) Dirigir com o pé esquerdo apoiado na embreagem

Se você tem carro com câmbio manual e adquiriu o péssimo hábito de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, pode desgastar prematuramente essa peça. E a troca, dependendo do veículo, não costuma ser barata.

Trocou de marcha? Mantena o seu pé esquerdo totalmente em contato com o assoalho do carro. Não o deixe apoiado sobre a embreagem, esperando a próxima troca. Pode sair bem caro depois.

3) Rodar com o combustível na reserva

Mais um dos hábitos que podem detonar o seu carro. Tem muito motorista que tem a mania de rodar bastante com a gasolina na reserva. Isso pode ocasionar a queima da bomba de combustível, sabia?

Para filtrar o combustível que será direcionado para o motor, essa peça utiliza o próprio líquido para funcionar. Quem anda com o automóvel só na reserva, mais cedo ou mais tarde, pode queimar a bomba, já que tem pouco combustível dentro do tanque.

4) Esquecer de calibrar os pneus periodicamente

Esse também é outro dos hábitos que podem detonar o seu carro. Milhares de motoristas, seja por falta de tempo ou esquecimento, negligenciam a calibragem dos pneus. O problema é que rodar com os pneus murchos aumenta o consumo de combustível e pode prejudicar a dirigibilidade.

O recomendado é que a cada 15 dias você calibre os pneus do seu carro. A quantidade de libras sempre deve ser aquela indicada no manual do fabricante. Nem para mais, nem para menos.

5) Hábitos que podem detonar o seu carro: Não trocar o óleo do motor

Por incrível que pareça, muitos motoristas acham que o óleo do motor do carro é vitalício. Ele precisa ser trocado anualmente ou a cada 10 mil km, o que acontecer primeiro. Além disso, é preciso verificar o nível dele (com o motor frio) a cada duas semanas.

Rodar com óleo vencido pode gerar um desgaste prematuro do motor e até uma falta de lubrificação adequada das peças que geram atrito, já que elas têm mais chances de oxidar. A cada troca de óleo, também é recomendado que se troque o filtro.

6) Abusar da embreagem sem necessidade

Você tem o hábito de parar o carro em ladeiras só usando a embreagem? Saiba que isso pode te fazer visitar o mecânico mais vezes, já que causa desgaste prematuro dessa peça.

Quando precisar parar em uma subida, use o freio e nada mais. Essa é a forma mais indicada e não causa danos a outros componentes do motor do seu veículo.

7) Descer ruas em alta velocidade

Quando se fala em hábitos que podem detonar o seu carro, esse não poderia faltar. Em descidas prolongadas, muitos motoristas têm o costume se usar apensas os freios para controlar a velocidade.

A dica aqui é usar o câmbio, já que o freio motor não provoca o superaquecimento dos discos e pastilhas de freio, fazendo com que esse conjunto perca a eficiência. E isso é um risco para a segurança dos ocupantes.

8) Hábitos que podem detonar o seu carro: Dirigir com a mão apoiada no câmbio

Se você tem a mania de sempre dirigir com a mão direita apoiada na manopla do câmbio (seja manual ou automático), sabia que esse peso extra pode prejudicar todo o sistema? É verdade.

Evite esse hábito, ao máximo. Quando estiver dirigindo mantenha sempre as duas mãos no volante, combinado?

9) Dar partida com o som do carro ligado

Tem muito motorista que também tem esse péssimo hábito, que pode acabar com a vida útil da bateria do carro precocemente. E essa peça não é nada barato, dependendo da amperagem ou do modelo do veículo.

Sempre que for dar a partida, certifique-se de que o som, faróis e luzes internas estejam desligados. Além de exigir bem menos da bateria e do alternador, essa ação prolonga a durabilidade de ambos.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.