Ética no Serviço Público cairá no concurso INSS; saiba se preparar

A disciplina de Ética no Serviço Público é um dos principais pontos da prova de Conhecimentos Básicos do concurso do INSS, para a vaga de Técnico do Seguro Social.

A publicação do edital do concurso INSS deu continuidade à preparação dos concurseiros, mas agora com maior direcionamento sobre os conteúdos exigidos e etapas de avaliação do exame. Neste sentido, uma das matérias que compõem a prova objetiva de Conhecimentos Básicos é a Ética no Serviço Público.

Responsável por orientar os profissionais no tratamento com outros cidadãos e demais funções associadas ao papel do Técnico do Seguro Social, assim como dos servidores do INSS, essa disciplina é fundamental para avaliar o preparo do candidato ao cargo. No caso do concurso INSS, existe um recorte específico deste conteúdo.

Concurso INSS 2022: Ética no Serviço Público

concurso inss, estudar para concurso inss, se preparar para concurso inss
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Segundo o edital oficial, publicado pela banca organizadora do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a disciplina de Ética no Serviço Público está prevista na prova objetiva de Conhecimentos Básicos. Composta por 50 questões de certo ou errado, o exame avalia também as habilidades.

Neste caso, outras matérias como Noções de Direito Constitucional, Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Raciocínio Lógico-Matemático e Noções de Informática também compõem essa etapa do exame. No caso da Ética no Serviço Público, será cobrado um conteúdo nichado.

De acordo com as informações do edital, o conteúdo de Ética no Serviço Público terá enfoque no Código de Ética do Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, como previsto no Decreto número 1.171 de 1994 e o Decreto número 6.029 de 2007. Além disso, os concurseiros devem saber sobre as alterações nesses textos.

A advogada e pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil, Mylena Karine Ferreira Rios, defende a importância da disciplina no concurso INSS, mas também a tranquilidade em estudá-la por conta do recorte específico.

“O Decreto nº 1.171/1994 que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal possui apenas 24 incisos”, detalha a profissional.

Mylena reforça que, além dos decretos específicos, os concurseiros precisam entender que a Ética no Serviço Público é pautada sobre os princípios da moralidade administrativa.

Desse modo, pode-se praticar os conhecimentos relativos a esses e outros conteúdos na seção de simulados do Concursos no Brasil.

O que compõe a Ética no Serviço Público?

Em primeiro lugar, define-se como ética toda teoria, investigação ou explicação que aborda a experiência humana dentro de seus comportamentos. Neste sentido, considera-se tanto a diversidade e variedade de ações, como as especificidades de cada pessoa dentro da sociedade.

Portanto, o Código de Ética consiste num documento que determina os padrões morais de uma classe profissional, para orientá-los dentro de sua profissão. Assim, além de proteger os trabalhadores, protege a sociedade que é atendida por produtos ou serviços dependentes dessa categoria.

O Decreto número 1.171 de 1994 estabelece especificamente quais são as regras, princípios, deveres e cuidados que devem ser tomados pelo servidor público no exercício do seu cargo.

Além disso, são somados a esses detalhes outros artigos previstos no Código Penal, na Lei de Responsabilidade Fiscal e no Código Civil.

“Os 24 incisos disciplinam sobre as regras deontológicas, os principais deveres do servidor público, as vedações ao servidor público, e as comissões de ética. Recomenda-se que o concurseiro foque na parte das vedações ao servidor público”, aconselha Mylena Rios.

Sobretudo, esses mecanismos são formas de assegurar que o funcionalismo público atue de maneira ética, dentro de princípios morais e dos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Por sua vez, o Decreto número 6.029 de 2007 é uma forma de complementação a esse primeiro texto.

O decreto estabelece o Sistema de Gestão de Ética do Poder Executivo Federal para promover atividades relacionadas ao código de ética desses profissionais.

O texto possui 26 artigos, subdividido em incisos, parágrafos e alíneas. “Recomenda-se que o concurseiro foque os estudos a partir do artigo 11, que disciplina a parte procedimental da verificação de conduta e moral do servidor público”, explica a advogada Mylena.

Mais especificamente, o Decreto número 6.029 de 2007 promove a interação dos órgãos, programas e ações relativas à ética pública com a intenção de contribuir para a implementação de políticas públicas. Assim, pretende fomentar a transparência e o acesso à informação como métodos de gestão da ética pública.

Como consequência, o decreto estabelece a possibilidade de compatibilidade e integração entre as normas, procedimentos técnicos e outros fundamentos relativos à ética do servidor público.

Na prática, é por meio desse texto que se torna possível articular ações para estabelecer e tornar efetivos os procedimentos do Código de Ética.

Desse modo, a qualidade e desempenho institucional na gestão da ética pública dos servidores é não somente incrementada como incentivada.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.