Dentro da fase de preparação dos candidatos que estão estudando para concurso, é preciso tirar um tempinho para revisar tudo aquilo que foi aprendido. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar três técnicas de resumo que ajudam bastante na revisão do conteúdo estudado.
Se você realmente deseja começar uma carreira pública, recomendamos ler até o final.
1- Destaque as ideias centrais e monte um esquema
Na hora em que estiver estudando para concurso, uma boa técnica de resumo é destacar todas as ideias principais dos assuntos que estão sendo estudados.
Você pode usar aquelas canetas marca-texto para destacar os trechos mais importantes. Além disso, faça anotações próximas às expressões que foram marcadas.
Isso ajuda bastante em uma melhor compreensão do tema estudado, além de identificar suas eventuais dúvidas. Se a matéria que estiver estudando não for complicada demais ou de difícil assimilação, faça as marcações assim que terminar de ler todo conteúdo, caso contrário, marque as partes principais durante a leitura, para não desperdiçar o seu tempo.
Agora que você já destacou as principais partes dos assuntos, é hora de pegar uma folha de papel em branco e montar um esquema que faça sentido. Não importa como seja: em tópicos, setas indicativas, usando tabelas, colchetes, parênteses, figuras e tudo mais que seja coerente com aquilo que acabou de estudar.
2- Estudando para concursos: escreva com suas próprias palavras
Essa é uma das técnicas de resumo que costumam funcionar bastante quando se está estudando para concurso. Depois que você tiver certeza que absorveu o máximo de informações a respeito dos assuntos estudados, faça um resumo dos pontos mais importantes usando as suas próprias palavras.
Detalhe: não digite, escreva à mão. Isso ajuda a reforçar melhor em sua mente todas as informações aprendidas. Mesmo que possa parecer algo ultrapassado, já que a tecnologia está aí para nos auxiliar, fazer um resumo do assunto que acabou de estudar pode turbinar o seu aprendizado.
Não se esqueça de que esse resumo precisa ser passível de entendimento, por isso, seja organizado quando for escrevê-lo.
Caso apareça aquela dúvida cruel, consulte o seu material didático. O que não vale é usar o achismo e escrever informações incorretas no seu resumo para concursos.
Jamais hesite em checar algum dado ou informação sobre a qual você esteja com dúvida. Lembre-se de que um resumo completo e bem feito também pode servir como fonte de estudo para as provas do concurso.
3- Use o mesmo espaço para colocar assuntos relacionados
Essa também é outra das técnicas de resumo que ajudam na revisão para as provas de qualquer certame. Quando estiver estudando para concurso, é bem possível que você note que alguns assuntos são parecidos. A dica aqui, para facilitar o seu aprendizado, é colocá-los em um mesmo espaço. Isso ajuda bastante.
Por exemplo, você pode pegar uma folha de papel e criar um esquema com assuntos que tenham relação entre si, com o objetivo de elaborar uma linha de raciocínio coerente.
O objetivo aqui é fazer associações entre os temas, para que o seu tempo de estudo seja mais eficiente e, acima de tudo, não confundir o seu cérebro.
Essa técnica de resumo para concursos, também traz uma outra vantagem, pois estimula a memória visual.
Você também pode usar canetas marca-texto para destacar cada assunto de uma cor. Dessa forma, nenhuma informação importante vai passar despercebida, e o seu resumo ficará bem mais organizado, possibilitando uma leitura mais agradável e dinâmica.
O que não se deve fazer em resumos para concursos?
Agora que você conheceu a três técnicas de resumo que ajudam na revisão, saiba o que não se deve fazer na hora em que estiver estudando para concurso:
- Não faça resumo de todas as disciplinas. Priorize aquelas que tenham um maior peso ou que você tenha mais dificuldade;
- Jamais reescreva trechos dos textos estudados. O ideal é escrever, com as suas próprias palavras, o que acabou de estudar;
- Não exagere na hora de escrever. Lembre-se de que você está criando um resumo, por isso, tenha bom senso e só escreva as partes mais importantes dos assuntos;
- Jamais tome como base o resumo feito por outra pessoa. Cada um interpreta as informações de uma maneira, ou seja, o que faz sentido para um indivíduo nem sempre faz para o outro.
Se você estiver estudando para concurso, essas três técnicas de resumo podem deixar a sua aprovação bem mais perto. Boa sorte.