Estes 9 sinais indicam que está na hora de pedir demissão

Embora um bom salário prenda você ao seu local de trabalho, é preciso avaliar o que é melhor para você e sua tranquilidade.

Muitas vezes a rotina, o conforto e o medo podem nos manter presos a um cargo que não nos faz feliz. A verdade é que a decisão de deixar um emprego muitas vezes tem uma série de implicações que merece pelo menos alguma reflexão.

Dito isso, também é importante aprender a ler os sinais de que é hora de largar o emprego. Não é bom adiá-lo, se realmente pensamos que chegou a hora de fazê-lo. Embora possa haver um sentimento de medo devido à incerteza; se houver boas razões, o indicado é dar o passo. Para esclarecer tudo isso, vamos ver quais são esses sinais de que chegou a hora de pedir demissão.

9 sinais de que é hora de pedir demissão

1. Não há perspectiva de crescimento

Se você está há anos na mesma posição, sabendo que não vai mais a lugar nenhum, o que ainda está fazendo aí? As oportunidades de crescimento devem surgir quando você deu tudo de si e seu chefe está ciente do seu potencial.

Contudo, se essa oportunidade nunca aparecer, não fique esperando. Procure um lugar onde seu talento e habilidades sejam valorizados.

2. O seu esgotamento físico e mental é evidente

Você acorda todas as manhãs relutante em sair da cama? É verdade que, em geral, todo trabalho é desgastante e cansativo, mas o estresse e a falta de ânimo podem exaurir você mais do que o necessário, a ponto de afetar seu desempenho físico e mental.

Chegar a esse extremo afetará sua saúde. Portanto, este também é um sinal de que está na hora de pedir demissão.

3. Há uma sensação constante de tédio

A maioria das atividades laborais possui diversas tarefas que não são exatamente do agrado de quem as executa. O normal é que nem tudo seja tão atraente e que de vez em quando haja algum tédio ou desmotivação diante de algumas ações específicas.

Porém, se esse sentimento for constante e se estender a praticamente todas as tarefas, pode ser hora de pensar em largar o emprego. A rejeição do que se faz traduz-se em desmotivação e nestas condições é necessário mudar de rumo.

4. Você questiona a integridade do seu trabalho

Talvez seu chefe seja desonesto, talvez seus colegas de trabalho estejam competindo demais, talvez os clientes sejam abusivos, etc. A integridade é tão importante para sua vida profissional por vários motivos: contribui para a satisfação no trabalho, moral e amizades no local de trabalho.

Um ambiente de baixa integridade pode prejudicar sua carreira e dificultar a obtenção de um emprego em outro lugar. Então, se você questiona a integridade do seu local de trabalho constantemente, é hora de pedir demissão.

5. O trabalho afeta seu humor fora do expediente

Um estudo descobriu que quase 75% do “efeito do fim de semana” (o aumento da felicidade durante esses dias) se deve à qualidade do ambiente de trabalho.

De acordo com esta pesquisa, o nível de felicidade no trabalho está diretamente relacionado a dois fatores: perceber seu chefe como um colaborador e trabalhar em um ambiente que promova a confiança e o apoio.

Se ambas as percepções forem positivas, seu humor na quarta-feira será semelhante ao que você tem nos finais de semana. No entanto, se você costuma terminar todos os seus dias de mau humor, é hora de assumir o controle de sua vida e mudar de atitude ou de trabalho.

6. Nada agrada o seu chefe

Não há nada pior do que dar tudo de si e sentir que nunca fica bem com ninguém, principalmente se você é daqueles que veste bem a camisa da empresa.

Se você perceber que seu chefe exige de você e nunca se sente satisfeito com o que você faz, é melhor falar sobre isso o quanto antes ou buscar novas opções.

7. A empresa não paga o que você vale

Experiência e potencial pesam muito. O salário é essencial para o bom desempenho e para se sentir bem no trabalho. Se você está na empresa há algum tempo e seu salário ainda é baixo, sem esperança de aumento, avalie o mercado e tome uma decisão.

8. Seu chefe o critica em público

Embora todos desejemos feedback sobre nosso trabalho para continuar crescendo ou corrigindo erros, é melhor que eles nos forneçam em particular. Ninguém gosta de ser exposto aos outros quando é criticado e até humilhado.

9. O trabalho está afetando sua saúde física

Se o estresse causado pela sua jornada de trabalho está afetando sua saúde, definitivamente é hora de reavaliar se o trabalho. Não corra o risco de ficar doente por nenhum cargo.

Comece conversando com seu chefe sobre a causa de seu estresse, peça para aliviar sua carga de trabalho, tire férias ou mude para uma posição menos extenuante.

Se nenhuma dessas opções for viável, pode ser hora de procurar um emprego menos exigente. Reconheça as necessidades do seu corpo e busque manter uma rotina saudável.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.