Estes 5 sinais indicam que você já alcançou a maturidade emocional

Os sinais que indicam que você já alcançou a maturidade emocional variam de acordo com o comportamento, mas também as atitudes frente aos conflitos no cotidiano.

A maturidade emocional é um dos maiores objetivos dos seres humanos. Em resumo, representa um controle específico sobre as emoções, sendo também conhecida como Inteligência Emocional. No geral, existem 5 sinais específicos que indicam que você já alcançou a maturidade emocional.

Basicamente, a maturidade emocional é um conceito que parte da Psicologia, em especial dos estudos sobre o comportamento e a socialização dos seres humanos. Porém, dominar essa habilidade humana não significa que a pessoa está isenta de sentir tristeza, frustração ou raiva.

Ou seja, alcançar a maturidade emocional não é um feito sobre-humano que protege os indivíduos das próprias emoções. Acima de tudo, é uma prática cotidiana que pode ser integrada à vida de qualquer pessoa.

Além disso, o controle emocional não representa um poder especial acima dos outros indivíduos, mas sim uma forma melhor de lidar com os desafios. Saiba mais a seguir:

Sinais que indicam que você alcançou a maturidade emocional

1) Você escuta mais do que fala

Em primeiro lugar, ser uma pessoa extrovertida e falante não significa que você não possui maturidade emocional. O que acontece é que pessoas com a Inteligência Emocional desenvolvida tendem a ser grandes observadores, porque reconhecem a importância do silêncio.

Além disso, são excelentes aconselhadores, pois conseguem se colocar no lugar do outro. Assim, conseguem saber o que as pessoas esperam de si com base nas emoções e na convivência.

Mais do que isso, entendem que os diálogos não precisam girar ao redor de si, e que não há necessidade de dar conselhos ou citar exemplos pessoais em algumas situações. Portanto, conseguem se colocar diante de um conflito como um canal, e não como um porta-voz.

2) Você aproveita a própria companhia

Quem já alcançou a maturidade emocional encontram prazer e tranquilidade quando estão na própria companhia. Sendo assim, apreciam a possibilidade de cuidar de si mesmas, seja com um banho relaxante ou somente maratonando uma série por conta própria.

Neste ponto, a maturidade emocional está diretamente relacionada com o autoconhecimento. Ou seja, com a conexão pessoal profunda em um nível que há reconhecimento dos próprios limites e necessidades. Em alguns casos, isso inclui ficar sozinho, sem necessariamente ficar solitário.

3) Você consegue se colocar no lugar do outro

Citado anteriormente, a empatia é uma habilidade associada à maturidade emocional dos seres humanos. A princípio, a Inteligência Emocional estimula os indivíduos a ter um contato profundo com os próprios sentimentos, emoções e reações. Como consequência, a consciência e conexão pessoal são expandidas.

A partir do momento em que o ser humano consegue entender melhor sobre o que sente, acaba entendendo também sobre o emocional do próximo. Desse modo, aprende a se colocar no lugar do outro, a agir com empatia, porque entende e acolhe os sentimentos que estão envolvidos em uma situação de conflito.

Porém, a empatia não significa que a pessoa emocionalmente madura permite com que o outro passe por cima de seus próprios sentimentos. Portanto, não se trata de ingenuidade, mas sim de entender o que aquela pessoa precisa naquele momento, e saber quais são os próprios limites na hora de auxiliar.

4) Você aceita melhor os seus erros

O autoconhecimento da maturidade emocional acompanha também uma compaixão importante para o cotidiano. Em vez de se criticar ou se punir por conta dos erros cometidos, esse indivíduo acolhe os próprios deslizes e os enxerga como oportunidades, lições e formas de aprender a melhorar em outras situações.

Além de conhecer a si mesmo, a pessoa emocionalmente inteligente tem coragem para ser quem é. Por isso, abraça os sentimentos, defeitos, qualidades, medos e consegue lidar melhor com essas potências.

5) Você se expressa melhor

Em vez de medir palavras e sentir que está pisando em ovos, a pessoa que alcançou a maturidade emocional consegue se expressar de maneira assertiva e verdadeira. Ainda que reflita e considere o que está sendo dito, nunca faz isso de maneira limitadora. Comumente, utiliza as palavras a favor das emoções pessoais e das outras pessoas envolvidas no diálogo.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.