Estes 3 sinais inusitados indicam quem é mais inteligente no dia a dia

A inteligência ultrapassa as boas notas em exames e altos valores de QI, pois existem algumas características inusitadas identificadas em indivíduos inteligentes no mundo todo.

A inteligência é uma capacidade aperfeiçoada e ampliada ao longo da vida, a partir de práticas simples como a leitura e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, esse tópico tem sido o interesse de cientistas e especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, buscando desvendar as nuances que caracterizam uma pessoa inteligente.

Leia também

Desde a Psicologia até a própria Medicina, pesquisadores do mundo inteiro seguem investigando como surge e se desenvolve a inteligência a partir de diferentes estímulos, estudando o que cria certos padrões de comportamento nesses indivíduos apesar das diferenças culturais. Nessa matéria, destacamos três estudos que identificam sinais inusitados de inteligência no dia a dia. Confira-os a seguir:

Sinais inusitados que indicam inteligência

1) Ser o primogênito

Um estudo recente realizado na Universidade de Leipzig na Alemanha analisou uma amostra de 20 mil crianças de até três nacionalidades. O psicólogo Stefan Schmukler liderou a investigação e concluiu que a ordem de nascimento dos irmãos não afeta a personalidade, mas sim a inteligência.

Sobretudo, a pesquisa mostrou que irmãos mais velhos são levemente mais inteligentes. Esse fenômeno considera desde as questões ambientais como os fatores biológicos e herdados, como o fato de que muitas vezes os primogênitos recebem mais atenção e estímulo intelectual por parte dos pais.

Ademais, o fato de que a maioria dos irmãos mais velhos atuam na criação e educação dos irmãos mais novos também potencializa a inteligência adquirida ao longo da vida. De acordo com as informações do estudo, a inteligência se revela inferior na medida em que se desce a escala fraternal, partindo do irmão mais velho até o filho caçula.

2) Estudar música durante a formação cognitiva

O período principal de formação cognitiva acontece durante a infância e a adolescência. De acordo com a tese de María del Carmen Reis Belmonte, realizada na Universidade de Valência na Espanha, a música influi na inteligência dos alunos porque cria conexões a partir do próprio sentido de existência desses indivíduos.

Além disso, desenvolve conceitos matemáticos e linguísticos, assim como noções ambientais. Sobretudo, a tese se desenvolveu a partir de uma série de estudos pedagógicos e pesquisas clínicas a respeito da resposta das pessoas à música.

No geral, a maior parte do conteúdo analisado mostrou que qualquer criança tem seu rendimento intelectual aperfeiçoado a partir do estudo da música, principalmente quando há uma aprendizagem para além das aulas na escola.

Como consequência, esses indivíduos desenvolvem outros tipos de estratégias emocionais e sociais que beneficiam tanto a autoestima quanto o comportamento em equipe.

3) Consumir álcool, mas não fumar

Segundo um estudo com quase 7 mil pessoas realizado pelo grupo 1958 National Survey, com uma amostra de pessoas estudadas pelo Centro de Estudos Longitudinais no Reino Unido, a tendência de maior consumo e dependência alcoólica em adultos se relaciona com o alto índice de inteligência na infância.

A pesquisa analisou o quociente de inteligência desses indivíduos quando tinham 11 anos e posteriormente repetiram a análise quando os indivíduos tinham 42 anos.

Como consequência, o estudo comprovou que pessoas mais inteligentes na infância estavam consumindo maiores quantidades de álcool na vida adulta. No entanto, o consumo de tabaco é exatamente o contrário, com pessoas com índices de inteligência menores consumindo mais cigarro do que bebidas alcoólicas.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.