Estes 10 sobrenomes são sinônimos de riqueza no Brasil

Está estudando História e Conhecimentos Gerais para encarar as provas de um concurso público? Então, conheça 10 sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil.

Se você é um profundo conhecedor da história do nosso país, certamente sabe que existem diversos sobrenomes que estão associados a um alto poder aquisitivo, influência política, nobreza, status e prosperidade. Os membros de várias famílias acabaram se destacando em diversos setores da economia brasileira e fizeram uma verdadeira fortuna, com o passar dos anos. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 10 sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil.

continua depois da publicidade

Embarque conosco nessa jornada do conhecimento que vai explorar alguns desses sobrenomes que, até hoje, representam fortuna, prestígio e abundância. Muitos fizeram parte da realeza, já outros significam respeito e admiração. O fato é que muitas pessoas ricas carregam os sobrenomes citados abaixo. Bora lá conferir essa parada?

Sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil

1) Alcântara

Leia também

Este sobrenome tem origem europeia e era bastante comum entre as famílias pertencentes à nobreza brasileira da época. São Pedro de Alcântara (1449- 1562) foi uma das personalidades mais conhecidas que possuía esse registro. Ele foi o santo padroeiro e protetor da família real portuguesa. Séculos mais tarde, esse sobrenome também acabou sendo herdado pelos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

2) Bulhões

Outro dos sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil. Na verdade, os Historiadores ainda não chegaram a um consenso sobre a origem dele. Especula-se três possíveis hipóteses: Portugal, Bélgica ou França. O fato é que esse sobrenome também faz parte do registro de inúmeras personalidades estrangeiras que enriqueceram em terras tupiniquins e que são sinônimo de respeito e fortuna, até os dias de hoje.

continua depois da publicidade

3) Bragança

Esse também é outro dos sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil. “Bragança” tem origem portuguesa e era bastante comum na família real brasileira, séculos atrás. O seu significado faz menção à “fortaleza” e “castelo”. Mem Fernandes de Bragança, que era o governador regente das Terras de Bragança, foi uma das primeiras pessoas que tinha esse registro na certidão de nascimento. Depois disso, a linhagem só foi crescendo por aqui.

4) Sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil: Ludovico

Uma coisa é certa: raramente nos deparamos por aí com uma pessoa que possui o sobrenome “Ludovico”. O motivo? Antigamente existia pouquíssima gente registrada com ele, o que o fazia ser especial e único. De acordo com os Historiadores, o significado remete à “glória” e “fama”. O fato é que esse registro (até hoje) carrega o estigma de riqueza, influência e fartura. A sua origem é europeia, mais precisamente alemã.

continua depois da publicidade

5) Albuquerque

De origem portuguesa, esse sobrenome tem uma estreita relação com uma das mais famosas e proeminentes famílias pertencentes ao Brasil colonial. Praticamente todos os integrantes desse poderoso e influente clã ocupavam cargos de confiança nos órgãos do governo e na administração pública colonial. A família Albuquerque também era conhecida por ser proprietária de diversas posses, que eram os engenhos de açúcar e vastas terras.

6) Caiado

Pensou em sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil? Esse não poderia faltar em nossa seleção. De origem ibérica, acredita-se que o significado da palavra “Caiado” seja “aquele que é revestido de cal”. De acordo com os Historiadores, na época do Brasil colônia, existiam algumas famílias influentes que tinham o costume de passar uma tintura específica ou caríssimos cosméticos no rosto para clarear um pouco mais a pele.

7) Souza

O sobrenome “Souza”, apesar de ser bastante comum no Brasil atualmente, também já teve relação com o poder e a riqueza, séculos atrás. De origem portuguesa, as pessoas que tinham esse registro eram oriundas de famílias de grandes comerciantes, proprietários de terras e até políticos influentes. E tudo isso acabou lhes garantindo uma posição privilegiada e de destaque na sociedade brasileira, que ainda era uma colônia de Portugal.

continua depois da publicidade

8) Marinho

Quando se fala em sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil, esse também merece o devido destaque. Originário do latim “Marinus”, que significa “marinho”, “do mar”, esse registro acabou surgindo na região ibérica. Naquela época, Alexandre, o Grande fez uma alusão às pessoas que trabalhavam como Marinheiros, que costumavam ter um alto salário e eram consideradas privilegiadas na sociedade, por causa do bom emprego que tinham.

9) Sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil: Matarazzo

Entre o final do século XIX e o início do século XX, a respeitada e rica família Matarazzo acabou se destacando no Brasil por ser considerada uma das mais influentes do país. Originários da Itália, os Matarazzo conquistaram um verdadeiro império industrial no país, nos setores têxtil, alimentício e de fabricação de papel. Esse poderoso clã também teve uma marcante atuação na filantropia e na política brasileira. Os seus membros foram cruciais para o desenvolvimento do Brasil durante esse período, em diversos aspectos.

10) Villela

Finalmente, o último dos sobrenomes que são sinônimos de riqueza no Brasil. De origem ibérica, “Villela” significa “vila ou casa de campo”. Com o passar dos anos, esse registro também ficou conhecido por remeter à riqueza, glamour e prestígio. Dois integrantes do clã dessa famosa família são considerados bilionários atualmente, de acordo com a Revista Forbes.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade