Estas 9 empresas do país já adotam semana com 4 dias de trabalho; veja lista

A carga horária reduzida aumenta os níveis de produtividade e oferece uma folga para que os colaboradores possam descansar.

Após a popularização do home office, mais medidas que visam proporcionar o conforto dos trabalhadores estão sendo instituídas aos poucos em vários países ao redor do mundo. Este também é o caso do Brasil, em que a novidade mais recente busca quebrar uma regra mundial de mais de um século, que é a da semana de cinco dias de trabalho de Henry Ford.

continua depois da publicidade

Agora, companhias buscam testar um modelo de quatro dias semanais de atividades, que vem oferecendo resultados positivos. A ideia já foi adotada por 9 empresas do país.

O conceito por trás da nova regra é o de reduzir a carga horária sem que haja alteração de salário. Assim, é possível alcançar melhorias de eficiência, poder contar com colaboradores menos estressados e ainda mais talentosos. Para isso, porém, é preciso fazer um planejamento prévio que cumpra com a legislação trabalhista e cultura organizacional.

A redução de horas já foi introduzida em países como o Reino Unido, Bélgica, Japão, Nova Zelândia e Portugal. As teorias também não são tão recentes: um estudo da Associação de Sustentabilidade e Democracia (Alda) feito entre 2015 e 2019, por exemplo, analisou quais seriam os benefícios do modelo na vida de 2.500 trabalhadores na Islândia.

continua depois da publicidade

Os resultados foram positivos. De acordo com a associação, a produtividade seguiu a mesma, e até mesmo aumentou. Outros estudos também indicam como uma jornada semanal menor é de grande vantagem para as equipes, já que o descanso gera engajamento.

9 empresas do Brasil que adotaram a carga horária reduzida

No Brasil, algumas empresas já optaram por reduzir a jornada de trabalho semanal. Entre os exemplos, estão:

  1. Zee.Dog;
  2. Crawly;
  3. Shoot;
  4. NovaHaus;
  5. Winnin;
  6. Phonetrack;
  7. Gerencianet;
  8. Eva; e
  9. AAA Inovação.

A Shoot, uma agência de comunicação gaúcha 100% virtual, já adota o modelo desde janeiro. Os colaboradores se dividem em dois grupos: um trabalha de segunda a quinta, e o outro de terça a sexta-feira.

continua depois da publicidade

Agora, a carga horária passou para apenas 6 horas por dia, sem controle de entrada e saída dos funcionários. Os resultados são positivos: os empregados ficam felizes de terem um dia a mais de folga, e a produtividade e o lucro não foram afetados de qualquer maneira.

No caso da empresa de produtos para cachorro Zee.Dog, desde 2020 os colaboradores não trabalham mais nas quartas-feiras. Desta forma, é possível estimular a concentração no início e no fim da semana, com um dia na metade para aliviar o estresse e equilibrar a vida pessoal e profissional.

continua depois da publicidade

A partir de então, as entregas da companhia ganharam mais qualidade, as reuniões ficaram mais objetivas e os times estão mais unidos no processo de trabalhar com menos tempo e maior eficiência.+

Possibilidades da semana de 4 dias de trabalho

No Brasil, trabalhadores que já podem contar com a carga horária reduzida buscam utilizar o dia livre para relaxar, fazer novas atividades ou investir tempo em outras tarefas. Além da redução de jornada, companhias como a NovaHaus ainda oferecem uma espécie de “vale-cultura” no valor de R$ 400, bem como assinaturas de streaming.

Assim, é possível aproveitar a folga fazendo passeios, aliviando a cabeça e aproveitando uma pausa na rotina turbulenta.

Leia também

você pode gostar também

5 utilidades do limão que você não sabia que existiam

Descubra como o limão pode ser um grande aliado em diversas situações do dia a dia com estas 5 utilidades que talvez você ainda não conheça!

Procurando emprego? Veja as 10 profissões menos concorridas

As 10 profissões menos concorridas são boas opções para quem está procurando emprego, mas não quer enfrentar os processos seletivos acirrados e o alto nível de competitividade de algumas funções. Conheça as principais nesse artigo.

4 pistas que indicam que alguém te ama, mesmo que não declare

É um concurseiro apaixonado, mas precisa ter certeza de que está sendo correspondido no amor? Conheça quatro formas de saber que a pessoa te ama de verdade.

Por que carregar bola de papel alumínio na bolsa?

O papel alumínio é um utensílio essencial na cozinha. Fazer uma bola do material, porém, também pode ser uma salvação para outros fins, e tê-la na bolsa pode resolver um verdadeiro incômodo. Entenda qual é.

Romance na certa: veja os signos que mais combinam no amor

Está procurando a sua metade da laranja em 2023 e quer saber o que diz o horóscopo, concurseiro? Chegou a hora de conhecer os signos que mais combinam no amor.

Proibidos: 10 nomes que não podem ser registrados no Brasil

Lista de nomes que não podem ser registrados no Brasil trazem escolhas curiosas e inusitadas. Confira a lista dos nomes proibidos no país.