Estas 9 empresas do país já adotam semana com 4 dias de trabalho; veja lista

A carga horária reduzida aumenta os níveis de produtividade e oferece uma folga para que os colaboradores possam descansar.

Após a popularização do home office, mais medidas que visam proporcionar o conforto dos trabalhadores estão sendo instituídas aos poucos em vários países ao redor do mundo. Este também é o caso do Brasil, em que a novidade mais recente busca quebrar uma regra mundial de mais de um século, que é a da semana de cinco dias de trabalho de Henry Ford.

Agora, companhias buscam testar um modelo de quatro dias semanais de atividades, que vem oferecendo resultados positivos. A ideia já foi adotada por 9 empresas do país.

O conceito por trás da nova regra é o de reduzir a carga horária sem que haja alteração de salário. Assim, é possível alcançar melhorias de eficiência, poder contar com colaboradores menos estressados e ainda mais talentosos. Para isso, porém, é preciso fazer um planejamento prévio que cumpra com a legislação trabalhista e cultura organizacional.

A redução de horas já foi introduzida em países como o Reino Unido, Bélgica, Japão, Nova Zelândia e Portugal. As teorias também não são tão recentes: um estudo da Associação de Sustentabilidade e Democracia (Alda) feito entre 2015 e 2019, por exemplo, analisou quais seriam os benefícios do modelo na vida de 2.500 trabalhadores na Islândia.

Os resultados foram positivos. De acordo com a associação, a produtividade seguiu a mesma, e até mesmo aumentou. Outros estudos também indicam como uma jornada semanal menor é de grande vantagem para as equipes, já que o descanso gera engajamento.

9 empresas do Brasil que adotaram a carga horária reduzida

No Brasil, algumas empresas já optaram por reduzir a jornada de trabalho semanal. Entre os exemplos, estão:

  1. Zee.Dog;
  2. Crawly;
  3. Shoot;
  4. NovaHaus;
  5. Winnin;
  6. Phonetrack;
  7. Gerencianet;
  8. Eva; e
  9. AAA Inovação.

A Shoot, uma agência de comunicação gaúcha 100% virtual, já adota o modelo desde janeiro. Os colaboradores se dividem em dois grupos: um trabalha de segunda a quinta, e o outro de terça a sexta-feira.

Agora, a carga horária passou para apenas 6 horas por dia, sem controle de entrada e saída dos funcionários. Os resultados são positivos: os empregados ficam felizes de terem um dia a mais de folga, e a produtividade e o lucro não foram afetados de qualquer maneira.

No caso da empresa de produtos para cachorro Zee.Dog, desde 2020 os colaboradores não trabalham mais nas quartas-feiras. Desta forma, é possível estimular a concentração no início e no fim da semana, com um dia na metade para aliviar o estresse e equilibrar a vida pessoal e profissional.

A partir de então, as entregas da companhia ganharam mais qualidade, as reuniões ficaram mais objetivas e os times estão mais unidos no processo de trabalhar com menos tempo e maior eficiência.+

Possibilidades da semana de 4 dias de trabalho

No Brasil, trabalhadores que já podem contar com a carga horária reduzida buscam utilizar o dia livre para relaxar, fazer novas atividades ou investir tempo em outras tarefas. Além da redução de jornada, companhias como a NovaHaus ainda oferecem uma espécie de “vale-cultura” no valor de R$ 400, bem como assinaturas de streaming.

Assim, é possível aproveitar a folga fazendo passeios, aliviando a cabeça e aproveitando uma pausa na rotina turbulenta.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.