Estas 5 profissões trazem qualidade de vida e satisfação profissional

Essas profissões permitem o sentimento de dever cumprido, além do senso de realização por estar fazendo a diferença a outras pessoas, mesmo que em um nível específico.

A qualidade de vida e satisfação profissional são características buscadas por trabalhadores de todos os ramos, principalmente quando se pensa em benefícios, gratificações e bons pagamentos. Porém, cada vez mais o mercado de trabalho está sendo preenchido por pessoas que buscam um senso de realização, e também aquela percepção de estar fazendo a diferença de alguma forma.

De acordo com um levantamento organizado pela revista Forbes com trabalhadores nos Estados Unidos, a área do marketing e da educação garantem essas características, em especial pelo contato com outras pessoas e diversos projetos. Confira as 5 profissões listadas a seguir:

Profissões que geram bem-estar e satisfação nos profissionais

1) Analista de Marketing

Esse profissional é responsável por elaborar estratégias para divulgação e promoção de campanhas específicas, tanto no meio online quanto no offline. Neste sentido, também precisa desenvolver pesquisas de mercado, análises de comportamento do público-alvo e prestar suporte em diferentes áreas.

Sobretudo, a satisfação profissional surge ao entregar um projeto finalizado, seja uma campanha ou um evento, e também por trabalhar com clientes diversos, o que permite o contato com mais experiências. Ademais, o relacionamento com fornecedores, clientes e empresas também é uma qualidade nesse aspecto.

2) Professor

Apesar de ser uma profissão desvalorizada no Brasil, este cargo envolve o importante papel de formar cidadãos íntegros e acompanhar indivíduos ao longo de suas trajetórias de vida. Sendo assim, mais do que transmitir conteúdos acadêmicos, é responsabilidade dos professores aconselhar seus estudantes rumo a uma formação mais ética e humanizada.

Portanto, a satisfação surge desse papel duplo de mentor e inspiração, podendo observar o crescimento dos alunos, celebrar suas conquistas e aprender com eles no processo.

3) Psicólogo

No geral, o psicólogo é responsável por ajudar os pacientes a navegar por problemas emocionais e traumas, ressignificando a própria vida enquanto se curam. Dessa forma, é um profissional especializado em emoções, anseios, sentimentos e pensamentos, de modo que encontre propósito em seu trabalho e em sua vida através desse conhecimento.

Sendo assim, o bem-estar e satisfação surgem por conseguir auxiliar seus pacientes, mesmo em casos mais desafiadores. Porém, trabalhar com a saúde mental de seus amigos e familiares, mesmo que de outra forma, utilizando as ferramentas que domina, também auxiliam na conquista desse sentimento.

4) Bombeiro

Como uma espécie de super-herói da vida real, esse profissional é responsável por ajudar as pessoas e animais em situações de perigo. Desse modo, encontram satisfação em servir a comunidade, fazendo o bem como parte do cotidiano de trabalho.

Além disso, a adrenalina constante da profissão, relacionada a atender casos de incêndio, calamidade, realizar salvamentos, prestar socorro e afins também alimentam a satisfação profissional, principalmente daqueles que são mais aventureiros.

5) Enfermeiro

Responsável por cuidar das pessoas, esses profissionais conseguem se sentir bem profissionalmente por atender casos complexos, mas também por fazer o acompanhamento de pacientes desde o momento de entrada até a alta do hospital. Assim, encontram satisfação e sentido na possibilidade de cuidar e auxiliar pessoas.

Além disso, se tornam parte da vida dos pacientes, assim como dos médicos e equipe hospitalar, integrando a instituição de maneira mais profunda por conta da amplitude de suas tarefas. Desde administrar medicamentos até redigir prontuários, o enfermeiro vive grande parte da sua rotina em contato com outros indivíduos.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.