Estas 5 dicas valiosas te ajudam a ter um estilo de vida cada vez mais feliz

Se você é um concurseiro ávido em ser aprovado no certame, conheça cinco dicas valiosas que te ajudam a ter um estilo de vida cada vez mais feliz.

Apesar do conceito de felicidade ser bastante relativo, devemos considerar que se trata de um sentimento que todo ser humano sempre procura nutrir dentro de si.

continua depois da publicidade

Se você está estudando para as provas de um concurso, por exemplo, e quer ter um estilo de vida mais feliz no cotidiano, conheça as nossas cinco dicas para ter uma rotina mais saudável – e leve.

1. Não ignore os sinais de cansaço

Leia também

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele precisa ter em mente que é um ser humano e precisa de um tempo para descansar. De nada adianta estudar freneticamente por 12 horas por dia ou mais sem fazer intervalos regulares, uma boa noite de sono e momentos de lazer.

O seu organismo simplesmente vai entrar em colapso. Sem mencionar que o nosso corpo dá sinais de cansaço. Por isso, se você que ter um dia a dia mais feliz em sua maratona de estudos para as provas do certame, recomendamos não ignorar os sinais de que o seu corpo precisa de um descanso urgente.

continua depois da publicidade

Reserve pelo menos um dia na semana para relaxar ou praticar um hobby. Fingir que está tudo bem e negligenciar o cansaço (físico ou mental) não vai deixar a sua aprovação mais perto, já que o seu aproveitamento nos estudos será pífio.

2. Seja mais leve consigo mesmo

Se você é daqueles concurseiros que se cobram o máximo de desempenho nos estudos, a qualquer custo, vai pagar um preço alto por isso. Como? A ansiedade e o estresse logo vão dar as caras em sua vida. Por isso, para ter estilo de vida mais feliz, seja mais leve consigo mesmo.

Saiba reconhecer quais são as suas limitações e jamais force a barra com nada. Deixe as coisas fluírem naturalmente, assim como o seu aprendizado. Mesmo que você esteja empenhado a passar no concurso (o que é excelente), mantenha a leveza no dia a dia.

continua depois da publicidade

Deixe as cobranças excessivas, a agitação e o nervosismo fora da sua mesa de estudos e da sua vida.

3. Não se esqueça de passar um tempo com quem ama

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele não deve se esquecer dos seus familiares e parentes. Por isso, mesmo que o seu cronograma de estudos esteja bastante apertado, não deixe de passar um tempinho ao lado das pessoas que você ama, pois elas também são importantes para você, não é?

Lembre-se de todo apoio recebido ao longo de toda fase de preparação para as provas e das concessões feitas, para que você tivesse uma maior produtividade nos estudos.

É claro que o seu foco sempre deve ser a sua aprovação no concurso, mas, sempre que for possível, esteja ao lado de quem você considera, tem carinho e apreço. Isso faz um bem danado.

continua depois da publicidade

4. Não se culpe por mudar o cronograma de estudos

Uma outra dica para ter um estilo de vida mais feliz é não se culpar por ter que implementar algumas alterações em seu cronograma de estudos. Isso pode acontecer, concurseiro. Às vezes, as coisas podem não sair conforme o previsto e você precisa se adaptar ao novo contexto.

Por isso, pare de ficar carregando toda a culpa porque foi obrigado a alterar o seu plano de estudos, pois isso em nada interfere na sua aprovação. Lembre-se de que você, vez ou outra, pode falhar, o que é absolutamente natural.

5. Sobre os estudos para concurso, sempre tenha um plano B

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele sempre precisa ter um plano B na hora que estiver estudando para as provas do certame. Ou seja, é preciso estar sempre precavido em casos de imprevistos que possam atrapalhar os seus estudos ou tirar a sua concentração. Afinal, vivemos em sociedade e tudo pode acontecer.

continua depois da publicidade

Por exemplo, aquela técnica de memorização não está dando mais certo? Tenha outra em mente. Um parente veio visitar a sua família e vai ficar por alguns dias na sua casa? Estude em outro local que permita um aprendizado mais efetivo. Vai precisar fazer hora extra no trabalho? Estude na hora do almoço para compensar.

E se você não passar naquele concurso que era a sua prioridade? Sempre tenha em mente algum plano para que você possa depositar a sua dedicação.

Leia também

Concursos em sua
cidade