Esta característica faz com que as pessoas sejam felizes, revela estudo

Do que é feita a felicidade? Confira qual característica faz com que as pessoas sejam felizes, conforme estudo.

Você já parou para pensar que existem pessoas que parecem mais felizes do que outras? Seja em determinadas situações ou até mesmo em estado de espírito, certamente alguns possuem o benefício desta qualidade em suas vidas. Mas este detalhe pode ser influenciado por algo muito maior: existe uma característica que faz com que as pessoas sejam felizes. 

Esta questão já foi documentada em um estudo. A pesquisa “Why are people with high self-control happier? The effect of trait self-control on happiness as mediated by regulatory focus” de Tracy Cheung, Marleen Gillebaart, Floor Kroese e Denise de Ridder busca desmistificar os efeitos de um traço de personalidade em comportamentos felizes.

Tal traço é algo que muitos consideram uma vantagem grandiosa: o autocontrole. De acordo com a pesquisa, divulgada pelo site PsyBlog, o autocontrole já foi relacionado várias vezes com resultados positivos na vida, como conquistas acadêmicas e melhor saúde.

Contudo, pessoas que tenham esta característica também são capazes de experienciar maior satisfação pessoal, ou felicidade.

Obviamente, existem outros fatores que podem contribuir para que muitos se sintam felizes e realizados, porém, o estudo foi capaz de descobrir algo atípico neste sentido. Deste modo, o autocontrole é um traço de personalidade constante em pessoas que são verdadeiramente felizes.

Qual é a característica que faz com que as pessoas sejam felizes?

O projeto dos pesquisadores certamente possui uma base interessante. Afinal, pessoas com maior autocontrole são mais felizes por serem capazes de conquistar objetivos maiores, sendo mais engenhosas que as demais.

Esta característica é constantemente associada ao fato destes indivíduos serem mais positivos, lidando com certas situações de forma mais fácil.

Por consequência, o autocontrole faz com que pessoas que o tenham evitem focar na negatividade, algo que resulta em cancelar por completo este sentimento que pode ser fatal para muitos.

Assim, a característica é a fonte para a felicidade. Afinal, sem o remorso dos pensamentos negativos, é possível se regular menos e viver mais.

Enquanto aqueles que vivem com demônios interiores travam lutas intermináveis todos os dias, aqueles com este traço de personalidade fazem isso cada vez menos, pois são capazes de fazer a escolha certa sem maiores dramas. Quanto mais virtuosos, mais felizes eles serão.

Questões do estudo

A pesquisa dos autores busca associar o autocontrole à felicidade, examinando como o foco e o modo como as pessoas agem para conquistar seus objetivos podem influenciar a relação.

Como método, o estudo avaliou 545 indivíduos da Alemanha, sendo cerca de 65% mulheres, com média de idade entre os 27 anos.

Os participantes são usuários da internet que já haviam sido incluídos em outra pesquisa maior, que buscava estudar dimensões de personalidade.

Dentre elas, 4,5% não receberam educação formal, 50,2% completaram o ensino médio e 45,2% estavam estudando ou já haviam completado sua graduação.

As medidas de controle da pesquisa utilizaram questionários para coletar os dados. Por meio de uma escala do autocontrole, os participantes indicaram quanto concordavam ou discordavam de certas afirmações, como ser bom em resistir tentações, em uma nota de 1, totalmente falso, e 5, totalmente verdadeiro.

Além disso, outros questionários sobre felicidade subjetiva e foco regular foram utilizados, com questões variadas e o cálculo final de todos os scores.

Os resultados provaram que aquelas com maior autocontrole são mais felizes por serem mais focadas em promoções, em adquirir ganhos positivos e assim facilitar comportamentos baseados na busca por objetivos.

Da mesma forma, as pessoas estudadas estão menos preocupadas em prevenir perdas, reduzindo o comportamento baseado em evitar certas situações em suas vidas. Isso significa que quem possui maior autocontrole lida com menos conflitos motivacionais.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.