Sistema circulatório humano

O sistema circulatório humano é formado pelos vasos sanguíneos e coração e sua função é transportar os nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo.

O principal elemento do sistema circulatório humano é o sangue. Afinal, esse líquido circula pelas artérias e veias do corpo para poder desempenhar suas funções. Porém, o sistema possui outros componentes com suas determinadas funções para o bom funcionamento do nosso organismo.

continua depois da publicidade

Por meio do sistema circulatório humano é realizado o transporte de todos os nutrientes e oxigênio até as células. Mas ele não possui apenas essa finalidade, uma vez que também é responsável por excretar o gás carbônico. Todo o percurso desse sistema é percorrido pela circulação sanguínea, a qual, para completá-lo, precisa fazer com que o sangue passe pelo coração duas vezes.

O sistema circulatório humano é formado por órgãos e tecidos, a saber:

  • Sangue
  • Coração
  • Vasos sanguíneos

Sangue

Trata-se de um tecido líquido, que é formado por plasma e células, sendo grande parte delas constituída por hemácias, enquanto que o restante por leucócitos. Tanto as hemácias quanto os leucócitos e as plaquetas formam o sangue, lembrando que é nas hemácias que se encontra a hemoglobina, responsável por realizar o transporte do gás oxigênio.

continua depois da publicidade

Esse papel é desempenhado por causa da corrente sanguínea que leva o sangue a todos os órgãos do corpo, levando o oxigênio e nutrientes de que eles necessitam, enquanto retira o gás carbônico gerado por causa da respiração celular.

Coração

Este é o órgão muscular que está localizado entre os pulmões, no tórax. Ele funciona como se fosse uma bomba dupla, em que o lado esquerdo fica responsável por bombear o sangue arterial para varias partes do corpo, enquanto que o lado direito tem a responsabilidade de bombear o sangue venoso até os pulmões.

Esse órgão funciona impulsionando o sangue através da realização de dois movimentos, que são: a contração (sístole) e o relaxamento (diástole). Para que isso ocorra, esse órgão possui a seguinte estrutura:

continua depois da publicidade
  • Pericárdio – é uma membrana responsável por revestir a parte externa do coração;
  • Endocárdio – membrana cuja funcionalidade é revestir o interior do coração;
  • Miocárdio – trata-se de um músculo que está entre o endocárdio e o pericárdio e que tem por objetivo realizar as contrações do coração;
  • Aurículas ou átrios – são as cavidades superiores que permitem que o sangue chegue até o coração;
  • Ventrículos – são as cavidades inferiores utilizadas para que o sangue saia do coração;
  • Válvula tricúspide – tem por objetivo impedir que o sangue do átrio direito vá para o ventrículo direito;
  • Válvula mitral – seu papel é impedir que aconteça o refluxo do sangue do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo.

Além dessas partes, o coração possui a artéria pulmonar, que leva o sangue até os pulmões: ela sai do ventrículo direito e no início dessa artéria encontra-se a válvula pulmonar.

continua depois da publicidade

Existem as veias pulmonares, que partem dos pulmões até chegar ao átrio esquerdo. Já a artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e leva o sangue com oxigênio a todos os tecidos e órgãos do corpo. Bem no início dessa artéria está a válvula aórtica. Para irrigar o coração existem as artérias coronárias que são ramificações pequenas da aorta.

Vasos sanguíneos

No sistema circulatório humano existem tubos que permitem a circulação do sangue por todo o corpo. Eles são chamados de vasos sanguíneos e são formados por veias e artérias que se ramificam para formar os capilares.

Para poder nomear os vasos sanguíneos, é preciso avaliar o seu tamanho e suas características anatômicas. Assim, eles podem ser chamados de:

  • Artérias – são responsáveis por conduzir o sangue que sai do coração para outras regiões do corpo;
  • Veias – o sangue presente em varias partes do corpo é conduzido ao coração através delas;
  • Capilares – são as ramificações microscópicas das artérias e veias que o sistema circulatório humano possui. Em suas paredes há apenas uma camada celular pela qual é realizada a troca das substâncias existentes entre as células e o sangue. São eles que se ligam às veias para que o sangue seja levado novamente ao coração.
Leia também

Concursos em sua
cidade