Pitágoras nasceu em 570 a.C na ilha de Samos, no mar Egeu, na Grécia. Era chamado de “Grande Mestre” por seus discípulos.
É classificado como pré-socrático e desenvolveu a Escola Itálica (ou também conhecida como Escola Pitagórica) na região da Magna Grécia, onde hoje está situado o sul da Itália. O filósofo matemático desenvolveu trabalhos nas áreas da: filosofia, música, religião, geografia, matemática e medicina.
Quem foi Pitágoras?
Pitágoras foi enviado para Mileto, aos 16 anos de idade, para estudar com Tales, o maior sábio da época. Entretanto, o aluno superou o mestre quando Tales passou a estudar as descobertas geométricas e matemáticas de seu aluno.
Aos 18 anos, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos. Ele afirmava também que as estrelas e a Terra giravam ao redor do Sol e que o planeta era esférico.
Quando adulto, o filósofo passou a estudar a ciência e religião de outros povos e foi para: Síria, Arábia, Egito, Pérsia, Caldeia e Índia.
Teorema de Pitágoras
Segundo Pitágoras, tudo era número, para o filósofo todos os elementos e seres vivos poderiam ser expressos por números.
Com essa ideia, seus discípulos foram os primeiros a estudar a geometria pura, sem associá-la a qualquer finalidade prática.
O Teorema de Pitágoras foi desenvolvido a partir da observação das pirâmides do Egito. Essa é uma de suas ideias mais conhecidas e diz que: No triângulo retângulo, a quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou seja: a²= b² + c².
Pitagorismo
Para o filósofo matemático, os números são a base da vida. Entre seus aprendizes podemos citar: Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa. Na escola pitagórica, ele deu aulas de:
- Matemática (aritmética e geometria);
- Astronomia;
- Música;
- Filosofia;
- Política;
- Religião e moral.
O matemático desenvolveu a “Teoria da Harmonia das Esferas”, onde se baseava em um pensamento do cosmo harmônico. Os pitagóricos também foram responsáveis por descobrir os números figurados e números perfeitos.
Teoria Reencarnacionista
Pitágoras e seus discípulos acreditavam na imortalidade da alma e na reencarnação. Ou seja, o espírito se purifica através de sucessivas reencarnações em corpos físicos. E apenas desse modo, a alma poderia se libertar e viver no céu.
Segundo o filósofo, os homens poderiam reencarnar em um forma de existência mais elevada, conforme se depurassem e conquistassem virtudes na vida terrena.
Além de Pitágoras, outros filósofos famosos também compartilhavam dos mesmos pensamentos como: Sócrates e Platão.
Pensamentos de Pitágoras
Veja algumas frases que traduzem a filosofia pitagórica. Você já conhecia ou tinha escutado alguma?
- “A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.”
- “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”.
- “Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma.”
- “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
- “Todas as coisas são números”.
- “O filósofo não é dono da verdade, nem detém todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”
- “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.
Por Tábata Igrejas