Marco Aurélio

Pensador, guerreiro, imperador, filósofo, Marco Aurélio foi uma figura importante na história de Roma.

De menino órfão a Imperador

César Marco Aurélio Antonino Augusto, pertencente a uma família aristocrática, perdeu os pais ainda muito jovem. Foi adotado pelo tio Aurélio Antonino, que um dia seria imperador, Marco Aurélio, tornar-se-ia seu sucessor, anos mais tarde.

continua depois da publicidade

Quando completou seu décimo primeiro aniversário, conheceu o estoicismo. A filosofia estoica considera a paixão como má e as emoções como  vícios da alma, seja amor, ódio, piedade.

Tais sentimentos tornariam um homem sábio irracional e não imparcial. Para os estoicos, o homem só poderia alcançar a felicidade através de suas próprias virtudes e conhecimentos. Dedicou-se a essa filosofia ferrenhamente.

O menino Marco Aurélio e seu pai adotivo, o Imperador

Depois de sua formação, passou a cooperar com seu tio e pai adotivo e, inclusive, foi Cônsul em três ocasiões. Em 161 Aurélio Antônio morre e Marco Aurélio torna-se imperador, ao lado de Lúcio Vero – Outro filho adotivo de Aurélio Antônio.

continua depois da publicidade

No ano de 169 Lúcio Vero morre e Marco Aurélio torna-se imperador único. Quase duas décadas foram contempladas pelo governo de Marco Aurélio − até sua morte em confronto militar.

Seu governo foi marcado por extensas e sangrentas guerras. Marco Aurélio foi um exímio guerreiro, administrador e conseguiu humanizar a prática do poder. Também ficou lembrado como governante culto e bem-sucedido.

Marco Aurélio o pensador

Sempre que lhe era permitido um momento de trégua e paz, ele se punha a refletir e expressava seus pensamentos em grego. Foi então, o terceiro e também último expoente do estoicismo romano.

Em suma, suas “meditações” são basicamente, estoicas. Marco Aurélio carregava em sua essência a ideia de que o problema da filosofia era a ideia central de como se deveria encarar a vida para viver bem:

continua depois da publicidade

Frases de Marco Aurélio:

  • Pense há quanto tempo você vem adiando;
  • Executa cada ação como se fosse a última de tua vida;
  • Quando meu corpo não estiver presente, sinta que minha alma estará a seu lado;
  • Uns precisam de 10 dez passos para conseguir algo na vida… eu consegui tudo na e da vida com 1 só passo: aceitar Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador;
  • A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela;
  • Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: “Levanto-me para retomar a minha obra de homem”;
  • Os dispostos se atraem;
  • O ser humano pensa em progredir, evoluir, conquistar e ganhar sempre mais. Entretanto, não pensa no fundamental: manter o que já possui;

Morte de Marco Aurélio

Aos dezessete dias de março do ano de 180, Marco Aurélio morre, depois de 58 anos de uma vida inteira sobre os princípios estoicismo e de revelar-se uma alma muito humana. Vindobona  − hoje Viena − foi a cidade em que Marco Aurélio morreu.

continua depois da publicidade

Marco Aurélio trouxe ao mundo 14 filhos concebidos por Faustina, filha de Antônio, o Pio. A imagem do imperador Marco Aurélio é retratada em uma estátua equestre que foi arquiteta ainda em vida.

 Michelangelo ergueu a estátua que se encontra no meio da Praça de Capitólio.

Mensagens deixadas por Marco Aurélio:

Marco Aurélio pregava a filosofia de que o homem era constituído de três princípios:

  1. O corpo:   Simples carne;
  2. A alma: Pneuma;
  3. A mente:  Princípio superior;

Foi considerado o último grande estoico da antiguidade escreveu um vasto conteúdo e deixou um livro −  valioso. Nele conseguiu condensar toda a sua reflexão filosófica que era funda pelo estoicismo.

Escreveu em Grego os doze livros de meditações, aprimorando-se como pessoa e tendo sua orientação melhorada através de suas reflexões.

continua depois da publicidade

Há uma grande possibilidade de ele ter escrito em Sírmiolugar do qual passou bastante tempo planejando campanhas militares. Não se tem conhecimento se ele pretendia publicar seus escritos.

 “Meditações” foi o termo considerado apropriado para o vasto conteúdo deixado por Marco Aurélio. O livro até hoje é vendido e considerado uma preciosidade da filosofia mundial.

Por Érica Calefi

Leia também

Concursos em sua
cidade