A ideologia de gênero foi um dos assuntos “escolares” mais comentados do ano no Brasil (ano de eleição e de reestruturação de documentos curriculares). Uma série de imagens/vídeos foi espalhada pelas redes sociais, criticando-a ou mostrando a sua importância.
Mas, afinal, o que é ideologia de gênero? Ela, de fato, fere os valores tradicionais e religiosos? É um conteúdo relevante para o ambiente escolar?
Confira a seguir, algumas respostas possíveis para o tema e se informe.
Entendendo o conceito
O conceito de ideologia de gênero é uma união de dois conceitos fundamentais, os quais:
- Ideologia: um conjunto de ideias e valores que de alguma forma orientam o comportamento político coletivo;
- Gênero: é conceito de que existem gêneros entre as espécies, por exemplo, os humanos são separados a partir de uma construção histórica por homem e mulher.
A ideologia de gênero é, então, a quebra de paradigmas de gênero que foram construídos com o tempo, principalmente no que se refere à superioridade do gênero masculino (física e intelectual). Propõe ela que essa superioridade não seja natural e sim uma construção social.
Desta forma, em seu sentido original, a ideologia de gênero não quer desconstruir todos os papéis de gênero da sociedade. Ela quer é a desconstrução da superioridade entre eles, porém, não se pode negar que há extremismos (que são ruins).
Outro fator que possui conotação negativa em relação à ideologia de gênero é que a homossexualidade e transexualidade são aceitas por seus adeptos. Mas isso não significa que tais pessoas querem que todos façam a mesma coisa.
A ideologia fere os valores tradicionais ou religiosos?
Sob a ótica da essência do conceito, a ideologia de gênero não fere os valores tradicionais ou religiosos. Porém, ela discorda dos mesmos em alguns momentos.
E, claro, se você não concorda com o conceito é mais do que importante que você busque se informar e opinar. Isso pode ser feito pelos processos decisórios que envolvem o tema (participe de discussões, das reuniões escolares, opine em projetos de lei e etc). O importante é seguir respeitando o espaço do outro e outro respeitando o seu espaço.
Cabe lembrar também que a ideologia de gênero tem sido alvo de criticas por cristãos, pois esbarra em princípios bíblicos. Isto porque na ideologia de gênero não existem somente dois gêneros “homem e mulher”, mas existem aceitações e delimitações do gênero (como a transexualidade, por exemplo).
A maioria das discussões sobre a ideologia de gênero é causada pela falta de informação sobre o assunto.
É um conteúdo relevante para o ambiente escolar?
Educadores de diversas universidades apontam que a ideologia de gênero é importante na educação. O motivo é que ela pode ser usada para combater a violência contra a mulher e a intolerância aos homossexuais/ transexuais.
Contudo, o conteúdo precisa ser abordado de forma planejada e em diálogo com todos os envolvidos (escola, professores, pais e alunos).
O que os pais devem fazer se não se sentirem a vontade com os conteúdos repassados aos seus filhos?
Se os pais não concordam com os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola, estes devem expor sua opinião e dialogar com a equipe pedagógica.
A educação é um interesse de todos e deve ser construída coletivamente e com respeito.
Por Letícia de Alcântara Moreira