Fases do desenvolvimento embrionário

O embrião é o nome dado aos primeiros estágios de desenvolvimento de um feto.

O embrião é o nome dado aos primeiros estágios de desenvolvimento de um feto. O embrião começa a se desenvolver, segundo relatos científicos, a partir do 4º dia depois da fecundação e o mesmo pode ser chamado de feto.

continua depois da publicidade

Logo após a fertilização, a divisão celular começa e o processo é bem rápido. Com aproximadamente 4 semanas, a massa celular se torna um embrião reconhecível com o tamanho de 7 a 10 mm de comprimento com órgãos rudimentares. Os inícios dos olhos, ouvidos, e extremidades pode ser visto por volta do fim do segundo mês e daí o embrião já tem o tamanho aproximado, em comprimento, de 2 a 2,5 cm e a cabeça é o mais proeminente parte por causa do rápido desenvolvimento do cérebro. O sexo do feto pode ser distinguido nesta fase.

Veja abaixo mais detalhes de cada fase do desenvolvimento embrionário:

Antes do 1º mês

continua depois da publicidade

Tudo tem um começo e o do embrião se dá com a fecundação do óvulo (a fertilização), que é a união do gameta feminino (óvulo) e do gameta masculino (espermatozóides). Independente de ocorrer de forma natural ou artificial (com a ajuda da tecnologia), o resultado é uma estrutura que é chamada de zigoto.

Após a ejaculação dos espermatozóides dentro da vagina, secreções especiais os ajudam a nadar através do colo do útero em direção ao tubo uterino onde a fertilização ocorre dentro de 24 a 72 horas. O zigoto fertilizado começa então a se mover em direção ao útero, e começa a divisão das células.

1º mês

À medida que o óvulo fertilizado cresce, uma espécie de bolsa impermeável se forma em torno dele, e gradualmente, vai se enchendo com fluido. Isso é chamado de bolsa amniótica, e ajuda a amortecer o embrião em crescimento.

continua depois da publicidade

Há também o desenvolvimento da placenta, que não fica totalmente formada. Enquanto isso o embrião obterá os nutrientes necessários através de um saco vitelino até cerca de 10 semanas, depois que a placenta assumirá o controle de nutrição.

Há a formação de rosto primitivo com grandes círculos escuros para a futura formação dos olhos. A boca, o maxilar inferior e a garganta estão se desenvolvendo também.

As células do sangue vão tomando forma e a circulação começará. Já possui um pequeno coração batendo cerca de 65 vezes por minuto até o final da quarta semana. Até o final do primeiro mês, o bebê tem cerca de 1 cm de comprimento ou um pouco menos.

2º mês

Já no segundo mês as características faciais do seu bebê continuam se desenvolvendo. Cada orelha começa como uma pequena dobra de pele ao lado da cabeça. No lugar das pernas e braços há pequenos botões que eventualmente crescem e se desenvolve, os olhos ainda estão em formação.

continua depois da publicidade

O cérebro, medula espinhal e outros tecidos do sistema nervoso central estão bem formados. O trato digestivo e os órgãos sensoriais começam a se desenvolver. Os ossos começam a substituir a cartilagem. A cabeça é grande em proporção ao resto do corpo do bebê.

No final do segundo mês, seu bebê tem cerca de 5,4 cm de comprimento. E após a 8ª semana, seu bebê é chamado de feto em vez de embrião.

3º mês

Nesta fase, 3º mês, os braços, mãos, dedos, pés e os dedos do bebê estão totalmente formados. Seu bebê pode abrir e fechar os punhos e a boca. As unhas já estão começando a se desenvolver e as orelhas externas são formadas.

O início dos dentes está se formando. Os órgãos reprodutores do seu bebê também se desenvolvem, mas o gênero do bebê é difícil de distinguir no ultrassom.

continua depois da publicidade

No final do terceiro mês, seu bebê está totalmente formado. Todos os órgãos e extremidades estão presentes e continuarão a se desenvolver para se tornarem funcionais.

Os sistemas circulatório e urinário estão funcionando e o fígado já produz bile. O final dessa fase é a mais crítica, onde podem ocorrer abortos espontâneos. Passado dessa fase essas chances diminuem.

4º mês

Os batimentos cardíacos do seu bebê agora podem ser escutados através de um instrumento chamado doppler.

Os dedos das mãos e dos pés estão bem definidos. São formadas agora as pálpebras, sobrancelhas, cílios, unhas e cabelos. Os dentes e os ossos tornam-se mais densos. O feto pode até sugar seu polegar, bocejar, esticar e fazer caretas.

O sistema nervoso está começando a funcionar. Os órgãos reprodutivos e genitais estão agora totalmente desenvolvidos, e seu médico pode ver em ultrassom se é um menino ou uma menina.

continua depois da publicidade

5º mês

No 5º mês você pode começar a sentir o feto se movendo, pois o mesmo já está desenvolvendo músculos e se exercitando. O cabelo começa a crescer na cabeça do feto. Os ombros, as do feto são cobertos por um cabelo fino suave chamado lanugo. Este cabelo protege seu bebê e geralmente cai no final da primeira semana de vida do bebê recém-nascido.

A pele do bebê é coberta com um revestimento esbranquiçado chamado vernix. Esta substância é pensada para proteger a pele do bebê da longa exposição ao líquido amniótico. Este revestimento sai do corpo do feto imediatamente antes do nascimento.

6º mês

A pele do feto tem uma tonalidade avermelhada, enrugada e as veias são visíveis através da pele translúcida do mesmo. As impressões dos dedos do pé são visíveis. As pálpebras começam a se separar e os olhos se abrem.

continua depois da publicidade

O feto pode responder aos sons aumentando o pulso e é possível notar movimentos bruscos de soluços do bebê. Caso venha a nascer no 6º mês, prematuramente, o bebê pode sobreviver após a 23ª semana com cuidados intensivos.

7º mês

No 7º mês de gestação o feto ainda continua a se desenvolver e a ter reservas de gordura corporal. A audição do bebê está totalmente desenvolvida. O feto muda de posição com frequência e responde à estímulos, incluindo som, dor e luz. O líquido amniótico começa a diminuir.

No final do sétimo mês, caso venha a nascer neste período, prematuramente, o bebê provavelmente sobreviveria após o sétimo mês.

8º mês

No 8º mês de gestação o bebê continuará a amadurecer e desenvolver reservas de gordura corporal. É possível notar que o bebê está chutando mais. O cérebro do bebê está se desenvolvendo rapidamente neste momento, e o bebê pode ver e ouvir. A maioria dos sistemas internos está bem desenvolvida, mas os pulmões ainda podem estar em desenvolvimento final.

continua depois da publicidade

9º mês

No 9º mês o bebê continua a crescer, os pulmões estão quase totalmente desenvolvidos. Os reflexos do seu bebê são coordenados para que ele possa piscar, fechar os olhos, virar a cabeça, agarrar firmemente e responder a sons, luz e toque.

É notável que o bebê se move menos devido ao espaço apertado mas a posição do seu bebê muda para se preparar para trabalho de parto. Geralmente, a cabeça do bebê está em direção ao canal de parto.

Leia também

Concursos em sua
cidade