O Câncer de mama é uma doença que acomete principalmente as mulheres, provocada pelo crescimento rápido e desordenado de células anormais na mama, formando um tumor maligno. Há também tumores benignos ou não cancerosos, neste caso ocorrem mutações que são capazes de fazer com que uma célula se divida, mas não possui a capacidade de invadir outros tecidos.
Tipos de câncer de mama
Existem diversos tipos de câncer de mama, no entanto, alguns deles são bem raros. Alguns apresentam um desenvolvimento rápido, enquanto outros são bem mais lentos. Se destacam como os tipos comuns de câncer de mama:
Carcinoma Ductal In Situ: é considerado não invasivo.
Carcinoma Lobular In Situ: neste, as células se parecem com as células cancerosas que crescem nos lobos das glândulas produtoras de leite, mas não se desenvolvem através da parede dos lobos.
Carcinoma Ductal Invasivo: começa em um duto de leite, posteriormente rompe a parede desse duto e cresce no tecido adiposo da mama.
Carcinoma Lobular Invasivo: inicia nas glândulas produtoras de leite, podendo se espalhar para outras partes do corpo.
Além destes, há os tipos especiais de câncer que são subtipos do carcinoma invasivo, tais como: carcinoma cístico adenoide; carcinoma metaplásico; carcinoma medular; carcinoma mucinoso; carcinoma papilífero e o carcinoma tubular.
Quanto aos tipos menos comuns de câncer de mama, incluem: Câncer de mama inflamatório; doença de paget; tumor filoide e angiosarcoma.
Sintomas do câncer de mama
Os sintomas do câncer de mama podem variar entre mulheres, e existem casos que não apresentam sinal nenhum. Portanto, é de fundamental importância que cada mulher conheça suas mamas e ao sinal de qualquer alteração procurar um médico. A seguir, alguns sintomas do câncer de mama:
- Nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada e retraída;
- Alterações no bico do peito;
- Pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço; e
- Saída espontânea de líquido dos mamilos.
Diagnóstico
Para detectar a presença de nódulos nas mamas precocemente, a mamografia é o exame mais indicado. Se observar algo diferente, realizar-se o exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais para ter certeza do diagnóstico. Mesmo que a maioria dos nódulos de mama apresentam características benignas, a realização de uma biópsia irá definir se a lesão é maligna ou não, e a extensão do tumor.
Tratamento
O tratamento depende especificamente do tipo e da análise das características e da extensão do tumor. Geralmente os mais indicados são: quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode ocorrer a retirada do tumor ou retirada completa da mama.
Além disso, o tratamento do câncer de mama, poderá ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos. Contudo, a população precisa estar ciente de que existem sim tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento através do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Como prevenir o câncer de mama
Parte dos casos de câncer de mama poderão ser evitados a partir da adoção de hábitos saudáveis, tais como: praticar regularmente atividade física, ter uma alimentação saudável diariamente, manter um peso corporal ideal, privar-se do uso de bebidas alcoólicas e, amamentar os filhos.