Balança comercial

Os valores relativos às importações e exportações possibilitam conhecer importantes fatores da economia de um país. Essas informações ajudam a diagnosticar problemas e dão base para a adoção de medidas para proteger ou fortalecer o mercado nacional.

O que é balança comercial?

A balança comercial é baseada na diferença entre o valor de exportações e importações de bens e serviços de um determinado país em um período. Para realizar o balanço, não é levada em conta a quantidade, mas sim os valores em dinheiro envolvidos nas vendas (produtos exportados) e nas compras (produtos importados).

continua depois da publicidade

Os países buscam um saldo positivo na sua balança comercial, isto é, um valor maior de exportações do que de importações. No entanto, vários fatores influenciam o resultado, como as barreiras alfandegárias, a cobrança de taxas e impostos e a adoção de medidas protecionistas. 

Além disso, os valores da balança comercial também são grandemente afetados pela cotação das moedas, variações no preço e na oferta dos produtos em escala global e crises econômicas, sendo seus números muito significativos para compreender a saúde financeira de um país.

Superávit da balança comercial

O superávit, quando um país vende mais do que compra do exterior, é visto como um indicador positivo. O lucro obtido através desse resultado pode ser investido na melhora da produção nacional com o objetivo de multiplicar a receita por meio de mais exportações.

continua depois da publicidade

Déficit da balança comercial

Já o déficit, quando um país compra mais do que vende ao exterior, é visto como um indicador negativo. Quando o valor gerado pelas importações supera o das exportações, o mercado nacional pode ser abalado e tanto consumidores quanto produtores podem sentir os efeitos. Nesse caso, o país precisa cobrir o saldo negativo da balança comercial usando suas próprias reservas financeiras. 

Taxa de cobertura

Outro dado interessante fornecido pelos valores da balança comercial é a taxa que indica a porcentagem em que as exportações conseguem “pagar” as importações. Chamada de taxa de cobertura das importações pelas exportações, é a razão entre os valores de exportação e importação.

Analisar essa porcentagem permite compreender tanto as despesas e prejuízos de uma economia para com o mercado externo quanto dados mais específicos, como o nível de dependência comercial em relação a certos produtos ou países. 

continua depois da publicidade

Sem dúvidas, a balança comercial tem grande influência e seus números são bons indicadores para entender um pouco sobre a situação econômica de um país. Além disso, esses números também podem ser usados como base para a tomada de medidas na busca por maior autossuficiência ou maior presença em mercados internacionais.

Portanto, para compreender o desempenho e a influência de um país na importação e exportação de produtos e bens, é importante ficar atento aos dados da balança comercial. 

Por Letícia Santana

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade