Entenda por que os cachorros ficam agitados depois de tomar banho

Seu cachorro corre de um lado para o outro depois do banho, sem motivo aparente? Leia e descubra por que isso acontece com seu animal de estimação.

A experiência de dar banho em um cachorro é certamente caótica, pois após a ducha a euforia se espalha e os pets correm de lá para cá, giram e ficam muito agitados. Mas por que será que isso acontece?

Depois do banho, o cachorro corre pela casa toda, se esfrega nos móveis, se lambe e atira o restante da água em seus pelos euforicamente por toda parte. O motivo é porque ele está aliviado com o término do banho, e ao mesmo tempo está tentando se secar e liberar toda aquela energia contida durante o momento estressante pelo qual passou. Mas, não é só isso.

Esse período de agitação sem razão aparente é chamado de Período de Atividade Aleatória Frenética ou FRAP (Frenetic Random Activity Period). Entenda mais sobre o termo a seguir.

O que é FRAP?

FRAPs são períodos de explosões de energia de cães e gatos. É algo que os animais de estimação fazem naturalmente e que pode acontecer com muita frequência. No caso do banho, as reações que o seu cachorro demonstra são sua forma de expressar emoção, alívio e felicidade pelo término da tarefa.

Além disso, acredita-se também que ele faz isso simplesmente para se secar. Outro ponto importante é recuperar seu odor natural, ou seja, ao tomar banho, o cachorro adquire um cheiro novo, e o que ele faz é esfregar-se nos seus objetos, na sua cama ou nos móveis, para recuperar o seu cheiro antigo, aquele ao qual está habituado.

Digamos que seja um comportamento para liberar rapidamente toda a energia e tensão armazenadas. Alguns desses períodos de atividade aleatória frenética geralmente ocorrem quando um cão é trancado e solto, quando seu dono chega em casa após um período de tempo longe de casa e, claro, após o banho.

Por que o cachorro corre depois de fazer cocô?

Embora esta pergunta não tenha uma resposta clara, pois ainda não há muita pesquisa sobre ela, existem algumas teorias que tentam explicar porque os cães correm sempre que defecam.

Com efeito, uma das explicações mais aceitas é porque eles simplesmente gostam de correr, isso acontece devido à tensão e estresse que a ação gerou, e uma forma de eliminar essa sensação é correndo.

No entanto, existem outras teorias que tentam explicar esse comportamento, e uma de que os cães correm porque alguns dos excrementos grudaram neles, e correr é uma maneira eficaz de se livrar da sujeira.

Outra explicação para esse comportamento é que, ao correrem, espalham seu cheiro naquela área, sinalizando sua presença para outros animais.

Por que os cães correm diante de qualquer estímulo?

Embora os FRAPs sejam um comportamento normal, alguns donos de animais se preocupam com essa explosão de energia frenética. O motivo é que esse comportamento pode ser mal interpretado como obsessivo compulsivo. No entanto, as razões mais comuns incluem:

  • Liberar energia: os cães aproveitam qualquer momento para correr;
  • Para liberar o estresse: após episódios de estresse é possível que eles liberem energia correndo. Geralmente é comum vê-la após o banho ou depois de ficar muito tempo trancado em casa;
  • Pela emoção: geralmente acontece quando o tutor chega em casa ou durante momentos de brincadeiras.

Contudo, apesar dessa agitação estar relacionada a momentos de energia, felicidade e descontração, é importante notar que os cães que correm constantemente em círculos podem ter um distúrbio neurológico. Nestes casos é conveniente levá-lo ao veterinário para uma avaliação.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.