Entenda por que bolsos de calças femininas são tão pequenos

Para entender o motivo pelo qual os bolsos de calças femininas serem tão pequenos precisamos voltar na história.

As mulheres – do Ocidente – começaram a usar calças somente no fim do século 19. De lá para cá, modelos, modelagem e tecidos mudaram. Mas uma coisa não mudou: assim como há dois séculos, atualmente as calças femininas continuam a ter bolsos pequenos, pelo menos em comparação com as calças masculinas.

Os bolsos de calças feitas para mulheres são tão pequenos que foi realizada uma pesquisa para saber o quanto esses bolsos são menores em relação aos das calças masculinas. A pesquisa foi realizada pelo site The Pudding. Para chegar aos resultados, o site mediu os bolsos de calças femininas e masculinas das 20 marcas mais populares de calças jeans nos Estados Unidos.

Com a pesquisa, o site The Pudding chegou à conclusão que, em média, os bolsos das calças feitas para mulheres são 48% menores e 6,5% mais estreitos do que os das calças feitas para homens.

Mas por que os bolsos de calças femininas são tão pequenos?

A resposta para essa pergunta está na história. Os primeiros bolsos nas roupas femininas surgiram por volta do século 17. Eles eram sacos de tecido presos a cintura sob anágua, uma espécie roupa íntima usada por debaixo dos vestidos da época.

Após isso, as anáguas passaram a ter bolsos invisíveis, permitindo às mulheres mexer nos bolsos sem precisar erguer camadas e mais camadas de vestido em locais públicos. Nessa época, o uso dos bolsos na época era restrito às mulheres da elite.

Na passagem do século 19, o vestuário das mulheres começou a mudar. Os vestidos com diversas camadas começaram a perder espaço para vestidos que se moldavam ao corpo das mulheres. Com isso, os bolsos perderam seu espaço nas roupas femininas.

Uma consequência é que, na época, formou-se a opinião de que as mulheres eram dependentes aos homens, ou seja, as mulheres precisavam dos homens para carregar dinheiro e outros objetos. Por isso, os bolsos começaram a ser considerados desnecessários para as mulheres.

No entanto, os bolsos voltariam a ser necessários nas roupas femininas durante a Primeira Guerra Mundial, em virtude da praticidade. Com a ida dos homens para as batalhas, as mulheres passaram a trabalhar nas fábricas.

Nessa época então o bolso passou a representar uma espécie de emancipação para as mulheres, já que elas passaram a ter o seu próprio dinheiro.

Em 1939, a etilista Elsa Schiaparelli chegou a criar bolsos grandes para as vestimentas femininas, porém, no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, os bolsos femininos voltaram a ficar pequenos.

Isso se deu por influência do estilista Christian Dior. Em sua primeira coleção, “New Look” (1947), ele criou looks que trouxeram de volta o glamour e a feminilidade exuberante.

A partir daí as roupas femininas voltaram a destacar a silhueta das mulheres no lugar de oferecer praticidade. Com isso, os bolsos grandes perderam seu espaço, já que as roupas que destacam silhueta costumam ser mais apertadas.

Nas roupas mais apertadas, como nas calças skinny, por exemplo, o bolso marca e gera volume extra. A volta dos bolsos grandes nas roupas femininas tem se perpetuado até os dias atuais pelas marcas de fast fashion.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.