Entenda como entrar no SiSU com a nota do Enem 2022

Estudantes que realizaram o Enem 2022 poderão concorrer, no ano que vem, a uma das vagas em universidades públicas oferecidas pelo SiSU. Entenda como entrar nesse processo de seleção.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que oferece aos estudantes a oportunidade de concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, podendo tais instituições serem federais ou estaduais.

Com o SiSU, os estudantes são selecionados pelo próprio sistema com base na nota que eles alcançaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes são selecionados até o limite da oferta das vagas oferecidas pelas universidades públicas que escolheram no ato da inscrição, e também pelo curso e pela modalidade de concorrência. A seleção ocorre por ordem de maior classificação.

Os estudantes podem se inscrever no SiSU e concorrer a uma das vagas em instituições públicas de ensino superior em duas oportunidades: a primeira, logo depois da divulgação oficial dos resultados do Enem; e a segunda, no segundo semestre letivo do ano.

Segundo o MEC, os resultados individuais do Enem 2022 estarão disponíveis para consulta no dia 13 de fevereiro de 2023. Neste ano, as provas foram realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Como entrar no SiSU com a nota do Enem 2022?

Para entrar no SiSU com a nota do Enem 2022, os estudantes têm que obter nota maior do que zero na redação. Estudantes que se declararam como treineiros no ato da inscrição não podem participar do processo de seleção.

Vale destacar que os estudantes que fizeram o Enem nos anos anteriores não podem entrar no SiSU do ano que vem. Isso porque, um desses requisitos para candidatura a uma das vagas oferecidas é ter realizado o exame no ano imediatamente anterior ao do processo de seleção.

Quando participar do SiSU com a nota do Enem 2022?

Até o momento, o Ministério da Educação não anunciou o cronograma do SiSU 2023, que usará a nota do Enem 2022 para selecionar estudantes às vagas oferecidas pelas universidades públicas de todo o país.

Neste ano, a primeira edição do SiSU ocorreu em fevereiro, já a segunda edição ocorreu entre os meses de junho e julho.

Como se inscrever no SiSU com a nota do Enem 2022?

Para se inscrever no SiSU com a nota do Enem 2022, basta os estudantes acessarem a página do sistema e seguirem o passo a passo abaixo.

  • Com a página do SiSU aberta, o estudante deve clicar em “Fazer Inscrição”;
  • Após isso, deve clicar em “Entrar gov.br”. Caso o estudante ainda não tenha o cadastro na plataforma gov.br, basta fazer o cadastro no mesmo instante;
  • Feito isso, chegou a hora de o estudante confirmar seus dados, como número de celular e e-mail;
  • Agora, é hora de realizar a inscrição de fato. Para isso, ele poderá escolher até duas opções de curso, começando em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
  • Em seguida, o estudante poderá pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição e nome do curso;
  • Ao aparecer a lista de cursos pesquisados, o estudante poderá clicar em algum deles para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis;
  • O próximo passo é ler atentamente as modalidades disponíveis para o curso;
  • Depois, o estudante deve escolher a opção para a qual deseja concorrer e clicar na opção “Escolher esta modalidade”;
  • Por fim, o estudante irá conferir os dados do curso e modalidade de vaga escolhidos, bem como a documentação exigida pela instituição pública no ato da matrícula. Feito isso, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para finalizar o processo.

Pronto. Com esse passo a passo, o estudante irá se inscrever no SiSU com a nota do Enem 2022 e concorrer a uma das vagas oferecidas pelas universidades públicas de todo o país.

Vale destacar que, após realizar a inscrição, o estudante poderá acompanhar as notas de corte dos cursos escolhidos, bem como a sua classificação parcial. Com isso, ele terá a oportunidade de alterar suas opções de cursos durante o período de inscrições.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.