Encceja será aplicado em agosto; veja 9 dicas para acelerar os seus estudos

Vai fazer as provas do Encceja este ano? Conheça dicas infalíveis sobre como acelerar os seus estudos e conquiste o tão sonhado diploma.

As novas provas do Encceja estão cada vez mais perto de acontecerem, já que serão provavelmente aplicadas no dia 28 de agosto de 2022. Leia até o final e conheça dicas incríveis sobre como acelerar os estudos para as provas desse exame, que serão em agosto. Acredite, se você seguir todas elas, a sua aprovação é praticamente certa.

Leia também

1) Tenha um bom planejamento

Se você tem pouco tempo para estudar para as provas do Encceja, é preciso ter um bom planejamento. Sem estabelecer um cronograma de estudos que seja condizente com sua realidade será muito difícil conseguir absorver todo o conteúdo necessário.

Sendo assim, crie um bom plano de estudos, sempre levando em consideração o tempo disponível até a data das provas e, claro, a quantidade de disciplinas.

2) Aprenda a aprender

É isso mesmo que você leu. Para acelerar os estudos para o Encceja, é preciso deixar de lado o aprendizado passivo (que é quando o candidato estuda somente lendo), que não tem efetividade. Lembre-se de que ler não é a mesma coisa que estudar.

Dessa forma, chegou a hora de partir para o aprendizado ativo, que implica em se envolver ao máximo com o conteúdo, de todas as formas. Assim, o seu cérebro e a sua memória ficam bem mais ativos.

3) Estipule ciclos de estudos

Essa dica também costuma funcionar bastante. Estabeleça períodos de 90 minutos de total concentração e produtividade. Depois faça uma pausa de 15 minutos. Após esse breve descanso do cérebro, repita o procedimento novamente. Comece com quatro ciclos de estudo por dia e aumente de forma gradativa.

Com o passar do tempo, a sua mente vai entender que esses períodos de descanso são uma “recuperação do fôlego” e será mais produtiva.

4) Escolha uma técnica de aprendizado

Para acelerar os estudos para as provas do Encceja, é fundamental que o candidato escolha uma técnica de aprendizado. Existem diversos métodos que podem ser usados e que vão deixar o seu aprendizado ainda mais eficiente.

Por isso, cabe a você escolher aquele que se adapta mais facilmente e usá-lo na hora de estudar. A sua mente agradece.

5) Revisão? Sim!

Mesmo que o tempo esteja escasso para estudar para o Encceja, o candidato não deve negligenciar a revisão de conteúdo. É através dela que sua mente consegue reter todas as informações recém aprendidas.

Além disso, a revisão impede que você seja acometido pela temida curva do esquecimento, que acontece quando o candidato não faz uma boa recapitulação após 24 horas do primeiro contado com a matéria que foi estudada. Lembre-se: revisão nunca foi perda de tempo.

6) Resumos são essenciais

Uma outra forma de acelerar os estudos para as provas do Encceja é fazendo resumos das disciplinas que foram vistas. Através do resumo (escrito à mão) a sua mente tem mais facilidade para assimilar as informações e as consegue reter. Além disso, os resumos permitem que o candidato aprenda de maneira mais efetiva.

Quando escrevemos, facilitamos algo essencial: a memorização.

7) Dedique-se diariamente aos estudos

Existe um ditado entre concurseiros e vestibulandos mais experientes que diz: “Aprendizado ativo, aprovação certa”. E ele faz todo sentido para os candidatos que querem passar nas provas do Encceja.

É preciso se dedicar diariamente aos estudos, sem procrastinações ou inventando desculpas para não estudar. A regra é clara: se não houver dedicação da sua parte, as chances de passar são mínimas. Contar com a sorte costuma não funcionar.

8) Treine bastante

Para acelerar os estudos para as provas do Encceja e aprender de verdade todo o conteúdo, o candidato deve estudar muito. Faça exercícios, invista em simulados e nas questões das provas dos anos anteriores.

Todo esse treino pode te dar uma noção de como está o seu nível de conhecimento e indicar quais os assuntos que precisam de mais atenção da sua parte. Não adianta ficar só na teoria, é preciso praticar muito.

9) Mantenha a calma, acima de tudo

Por fim, mas não menos importante, é preciso manter a calma, acima de tudo. Mesmo que o tempo esteja se esgotando e a data das provas batendo à porta, se desesperar só vai piorar a situação. Por isso, respire fundo mantenha-se calmo. Lembre-se de que nada de ruim vai acontecer se você não passar nas provas, combinado?

E aí, o que você achou das nossas dicas para acelerar os estudos para as provas do Encceja? Siga à risca todas elas e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.