Encceja será aplicado em agosto; veja 9 dicas para acelerar os seus estudos

Vai fazer as provas do Encceja este ano? Conheça dicas infalíveis sobre como acelerar os seus estudos e conquiste o tão sonhado diploma.

As novas provas do Encceja estão cada vez mais perto de acontecerem, já que serão provavelmente aplicadas no dia 28 de agosto de 2022. Leia até o final e conheça dicas incríveis sobre como acelerar os estudos para as provas desse exame, que serão em agosto. Acredite, se você seguir todas elas, a sua aprovação é praticamente certa.

continua depois da publicidade

1) Tenha um bom planejamento

Se você tem pouco tempo para estudar para as provas do Encceja, é preciso ter um bom planejamento. Sem estabelecer um cronograma de estudos que seja condizente com sua realidade será muito difícil conseguir absorver todo o conteúdo necessário.

Sendo assim, crie um bom plano de estudos, sempre levando em consideração o tempo disponível até a data das provas e, claro, a quantidade de disciplinas.

2) Aprenda a aprender

É isso mesmo que você leu. Para acelerar os estudos para o Encceja, é preciso deixar de lado o aprendizado passivo (que é quando o candidato estuda somente lendo), que não tem efetividade. Lembre-se de que ler não é a mesma coisa que estudar.

continua depois da publicidade

Dessa forma, chegou a hora de partir para o aprendizado ativo, que implica em se envolver ao máximo com o conteúdo, de todas as formas. Assim, o seu cérebro e a sua memória ficam bem mais ativos.

3) Estipule ciclos de estudos

Essa dica também costuma funcionar bastante. Estabeleça períodos de 90 minutos de total concentração e produtividade. Depois faça uma pausa de 15 minutos. Após esse breve descanso do cérebro, repita o procedimento novamente. Comece com quatro ciclos de estudo por dia e aumente de forma gradativa.

continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, a sua mente vai entender que esses períodos de descanso são uma “recuperação do fôlego” e será mais produtiva.

4) Escolha uma técnica de aprendizado

Para acelerar os estudos para as provas do Encceja, é fundamental que o candidato escolha uma técnica de aprendizado. Existem diversos métodos que podem ser usados e que vão deixar o seu aprendizado ainda mais eficiente.

Por isso, cabe a você escolher aquele que se adapta mais facilmente e usá-lo na hora de estudar. A sua mente agradece.

continua depois da publicidade

5) Revisão? Sim!

Mesmo que o tempo esteja escasso para estudar para o Encceja, o candidato não deve negligenciar a revisão de conteúdo. É através dela que sua mente consegue reter todas as informações recém aprendidas.

Além disso, a revisão impede que você seja acometido pela temida curva do esquecimento, que acontece quando o candidato não faz uma boa recapitulação após 24 horas do primeiro contado com a matéria que foi estudada. Lembre-se: revisão nunca foi perda de tempo.

6) Resumos são essenciais

Uma outra forma de acelerar os estudos para as provas do Encceja é fazendo resumos das disciplinas que foram vistas. Através do resumo (escrito à mão) a sua mente tem mais facilidade para assimilar as informações e as consegue reter. Além disso, os resumos permitem que o candidato aprenda de maneira mais efetiva.

Quando escrevemos, facilitamos algo essencial: a memorização.

7) Dedique-se diariamente aos estudos

Existe um ditado entre concurseiros e vestibulandos mais experientes que diz: “Aprendizado ativo, aprovação certa”. E ele faz todo sentido para os candidatos que querem passar nas provas do Encceja.

É preciso se dedicar diariamente aos estudos, sem procrastinações ou inventando desculpas para não estudar. A regra é clara: se não houver dedicação da sua parte, as chances de passar são mínimas. Contar com a sorte costuma não funcionar.

8) Treine bastante

Para acelerar os estudos para as provas do Encceja e aprender de verdade todo o conteúdo, o candidato deve estudar muito. Faça exercícios, invista em simulados e nas questões das provas dos anos anteriores.

Todo esse treino pode te dar uma noção de como está o seu nível de conhecimento e indicar quais os assuntos que precisam de mais atenção da sua parte. Não adianta ficar só na teoria, é preciso praticar muito.

9) Mantenha a calma, acima de tudo

Por fim, mas não menos importante, é preciso manter a calma, acima de tudo. Mesmo que o tempo esteja se esgotando e a data das provas batendo à porta, se desesperar só vai piorar a situação. Por isso, respire fundo mantenha-se calmo. Lembre-se de que nada de ruim vai acontecer se você não passar nas provas, combinado?

E aí, o que você achou das nossas dicas para acelerar os estudos para as provas do Encceja? Siga à risca todas elas e boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Vírgula: Quando usar? Guia prático para evitar erros de pontuação

A vírgula é uma das principais pontuações da Língua Portuguesa, mas muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando usar. Pensando nisso, existe um guia prático para evitar erros de pontuação e garantir credibilidade ao discurso.

Conheça 5 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Está querendo turbinar ainda mais o seu aprendizado, concurseiro? Então, fique por dentro dos cinco melhores exercícios para ativar e desenvolver a memória.

Estas 9 profissões são as mais “felizes” do mundo; veja ranking

O ranking das 9 profissões mais felizes do mundo foi desenvolvida pela revista Forbes em parceria com a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Além disso, existem algumas dicas que te ajudam a ser feliz no ambiente de trabalho.

Concurso BBTS: qual conteúdo estudar para a prova?

Se você vai tentar o concurso BBTS em 2023, fique por dentro das disciplinas que serão cobradas pelo edital e saiba como serão as provas.

Horta vertical: conheça 3 tipos incríveis que vão otimizar seu espaço

Modelo de horta vertical é indicado para lugares pequenos, como apartamentos. Confira como otimizar o espaço de casa com 3 tipos incríveis de hortas.

‘Mim’ ou ‘me’: entenda como usar cada um

Utilizar corretamente os pronomes "mim" e "me" é essencial para evitar erros gramaticais e garantir uma comunicação clara e precisa.