Carrefour vai abrir vagas de emprego para beneficiários do Bolsa Família

Carrefour abre vagas de emprego, com oportunidades de trabalho formal, para beneficiários do Bolsa Família. Alguns inscritos do programa já foram contratados no estado do Piauí.

Na última sexta-feira (24/03), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome oficializou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Grupo Carrefour Brasil. Essa iniciativa visa garantir que os beneficiários do Bolsa Família possam conquistar vagas de emprego no Carrefour nas áreas do varejo e atacado.

continua depois da publicidade

Durante a realização do evento, em Teresina (PI), cinco mulheres foram contratadas e tiveram a carteira de trabalho assinada. Para algumas, essa foi a primeira vez que conseguiram um emprego formal. Em cerimônia simbólica, elas entregaram de volta o cartão do Bolsa Família, como sinal que já não seria necessário o auxílio.

Vagas de emprego Carrefour para beneficiários do Bolsa Família

De acordo com o ministro Wellington Dias (PT), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o objetivo da medida melhorar a renda dos inscritos no CadÚnico. Além de garantir emprego formal, o Carrefour trabalha com uma qualificação da mão de obra.

Leia também

De acordo com a empresa parceira, a estimativa é que entre 10 a 20 trabalhadores sejam contratados mensalmente, por estado, junto ao grupo varejista. A contratação será de pessoas com idade a partir de 18 anos, que estão em situações de vulnerabilidade social, para seguir uma carreira profissional e ter direitos trabalhistas garantidos.

continua depois da publicidade

Há expectativa de que ao menos 10% das vagas de emprego gerais do Carrefour sejam destinadas aos inscritos no CadÚnico.Além disso, a parceria visa priorizar mulheres negras e outros grupos desprotegidos. O Acordo de Cooperação Técnica será válido por 12 meses durante esse primeiro período.

Inserção de beneficiários no mercado de trabalho

O ministro Wellington Dias afirmou que a meta do governo com esse projeto é de alcançar um milhão de beneficiários do Bolsa Família para atuar no setor privado em diferentes áreas. Assim, o acordo com o Grupo Carrefour Brasil é um teste inicial, que poderá ser estendido a outras empresas.

continua depois da publicidade

A nova versão do programa Bolsa Família começou a liberar os pagamentos mínimos de R$ 600 neste mês de março. Esse benefício vai estimular os cidadãos a procurarem pelo emprego formal ou apostar no empreendedorismo.

Entre as novas regras estabelecidas, existe proteção para quem se inserir no mercado de trabalho. A partir de agora, quando a família já está no programa e melhora de vida, com aumento de renda em até meio salário mínimo por pessoa (R$ 651), não há perda o direito de acesso ao benefício.

A Regra de Proteção determina que o beneficiário pode permanecer junto ao programa por até 24 meses, contados a partir da atualização do cadastro com a nova renda familiar, recebendo 50% da quantia do benefício.

continua depois da publicidade

A norma também define que quem é beneficiário do Bolsa Família tem direito ao retorno garantido. Dessa maneira, famílias que solicitarem desligamento do programa, ou que estão incluídas na regra de proteção, terão prioridade caso necessitem voltar ao auxílio do governo.

Como disputar vagas no Carrefour?

O Grupo Carrefour Brasil é uma das principais empresas nacionais na área do comércio varejista. Dessa maneira, sempre abre processos de seleção para contratar novos profissionais. Ainda não foi definido quando as oportunidades de trabalho, específicas para os beneficiários do Bolsa Família, serão abertas.

Contudo, é possível inserir as informações profissionais no site de oportunidades da empresa e tentar candidatura em alguma vaga. Após acessar é possível fazer pesquisas específicas para as áreas de trabalho, lotação e nível de escolaridade compatíveis com seu perfil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade