Emprego: 9 coisas que você nunca deve colocar em seu currículo

Está procurando uma recolocação profissional? Então, conheça nove coisas que você nunca deve colocar no currículo e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

O currículo pode ser comparado com um panfleto de venda. O objetivo do candidato é convencer o recrutador de que ele é o profissional mais apto a exercer uma determinada função. Mas existem algumas informações que não devem constar nesse documento. Essa matéria vai te mostrar nove coisas que você nunca deve colocar no currículo.

Quem está procurando uma recolocação profissional ou pensando em fazer uma transição de carreira, não deve deixar de ler até o final.

Coisas que você nunca deve colocar no currículo

1) Mentiras

Quando o assunto é coisas que você nunca deve colocar no currículo, essa talvez seja a mais relevante. Você jamais deve mentir sobre a sua experiência profissional, habilidades técnicas ou formação acadêmica.

Imagine se o recrutador descobre alguma mentira em seu currículo? A sua imagem como profissional poderia ficar manchada no mercado por um bom tempo. Se existe um lugar que não cabe mentiras, ele se chama currículo.

2) Histórico escolar

Por incrível que possa parecer, tem muito profissional por aí que coloca o histórico escolar no currículo, o que é um erro. Vale lembrar que a competência do candidato e a qualidade do seu trabalho não são mensuradas pelas notas obtidas no colégio ou na faculdade.

Dessa forma, jamais faça isso em seu currículo, pois essa informação é não é relevante para o recrutador. Somente o nome da faculdade, do curso de graduação e da data de conclusão é que devem ser inseridos.

3) Coisas que você nunca deve colocar no currículo: Pretensão salarial

A menos que a empresa exija que você coloque essa informação no currículo, a pretensão salarial não deve constar nesse documento. Esse tipo de assunto deve ser tratado somente durante a entrevista.

Se você colocar um valor (de salário) maior do que a empresa pode pagar, o seu currículo poderá ser descartado automaticamente. E se o contrário acontecer, pode passar a impressão que ainda é um profissional amador.

4) Informações irrelevantes

Mais uma das coisas que você nunca deve colocar no currículo. O recrutador não está interessado em saber se você mora em casa ou apartamento, se foi para a Europa no verão passado, se tem um carro importado ou se joga tênis nas horas vagas.

Preste bastante atenção nas informações que constam no seu currículo. Faça uma análise fria de tudo aquilo que você coloca nesse importante documento. Tudo precisa ser relevante, combinado?

5) Habilidades obsoletas

Você é um exímio cozinheiro, sabe consertar geladeiras, toca guitarra como ninguém e até dá aulas de mandarim pela internet? São habilidades bem interessantes. Mas todas elas não precisam ser colocadas em seu currículo profissional, a menos que estejam ligadas com a sua área de atuação.

Ou seja, somente as competências técnicas que tenham a ver com a vaga do seu interesse é que devem ser inseridas no documento. Caso contrário, é melhor não colocar.

6) Referências profissionais

Outra das coisas que você nunca deve colocar no currículo. Referências profissionais somente devem ser inseridas nesse documento se o recrutador solicitar ao candidato.

Caso ele tenha interesse em querer saber algo a mais a seu respeito com as pessoas que você indicou, pode solicitar essa informação antes ou até durante o processo seletivo.

7) Coisas que você nunca deve colocar no currículo: Foto

Uma foto 3 x 4 não tem a mínima capacidade de mostrar as suas competências técnicas e muito menos é uma tendência nos processos seletivos atuais. O que deve ser destacado são as suas habilidades e não a sua aparência, entende?

Mas não se esqueça de manter uma imagem profissional atualizada no LinkedIn, caso o recrutador acesse o seu perfil, cujo link precisa estar em seu currículo.

8) Objetivo

Por mais que possa parecer estranho, o objetivo do candidato não deve constar no currículo. No momento que você se candidata para uma determinada vaga, já está subentendido que o seu objetivo é exercer aquela função.

Dessa forma, colocar essa informação nesse documento se torna desnecessário. Ao invés de colocar o seu objetivo, que tal inserir informações que possam ser de interesse do recrutador e que lhe conferem um diferencial competitivo?

9) Endereço

A última das coisas que você nunca deve colocar no currículo é o endereço. Essa informação até já foi exigida no passado, mas atualmente é desnecessária. Dependendo das suas habilidades e do valor que você pode agregar na organização, esse detalhe se torna irrelevante.

Mesmo que algumas empresas ainda levem em consideração a distância da residência do candidato até o seu futuro local de trabalho, esse assunto pode ser abordado depois, durante a entrevista, por exemplo.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.