Emojis de coração: confira o que cada cor pode realmente significar

Os emojis de coração são utilizados por usuários cotidianamente, mas nem todos sabem o que cada cor pode realmente significar dentro das plataformas de conversa.

Os emojis de coração estão entre os pictogramas mais utilizados por usuários em redes sociais e aplicativos de conversa. Neste sentido, plataformas digitais oferecem cores diversas para o símbolo, mas há quem não saiba o que cada cor pode realmente significar.

No geral, as cores dos emojis podem estar diretamente associadas com o simbolismo e significado das tonalidades. Saiba mais a seguir:

Significados das cores de emojis de coração

Por definição, os emojis são pictogramas utilizados em mensagens de texto dentro da internet. Basicamente, emoji representa a junção dos termos imagem e letra, mas partem do japonês porque foram criados por Shigetaka Kurita.

Estima-se que a criação do primeiro emoji aconteceu em 1998 ou 1999, no Japão. Na ocasião, Kurita fazia parte da equipe da NTT DaCoMo e estava trabalhando na criação de um sistema de internet móvel.

Desse modo, os primeiros emojis consistiam em 172 símbolos de 12 pixels para que a comunicação eletrônica fosse simplificada. Assim, a empresa conseguiria atrair clientes por meio de um serviço distinto das outras empresas. Desse ponto em diante, os pictogramas passaram por diversas adaptações até chegar no modelo atual.

Como citado anteriormente, as cores dos emojis se relacionam com sentimentos, humores e estados de espírito. Sendo assim, cada tonalidade pode exprimir impressões como amor, tristeza, luto, paixão e alegria, por exemplo.

Por conta disso, podem ser utilizados no final de frases como forma de sinalizar o tom de voz da mensagem de texto. Entretanto, existem pessoas que utilizam com o sentido contrário, como ironia ou sarcasmo.

O principal aspecto a ser considerado é a intenção do usuário, mas conhecer os significados associados à criação desses emojis ajuda no momento de utilização. Comumente, as associações são:

1) Vermelho

Esse emoji foi o primeiro que surgiu, então antecedeu os outros corações coloridos. Neste contexto, representa o amor, a paixão em sua forma mais simples. Por isso, se utiliza em momentos de expressar uma conexão intensa, tanto romântica quanto afetiva para amigos e família.

2) Amarelo

Por sua vez, o emoji de coração amarelo é associado à honestidade. Sobretudo, é uma forma de confirmar que a mensagem compartilhada é sincera, verdadeira e de bom coração.

3) Laranja

Quando o papo é só na amizade, a orientação é utilizar esse pictograma. Em resumo, o emoji de coração laranja representa amizade, e comunica para o interlocutor que não há vínculo romântico naquele diálogo. No geral, aparece muito dentro das funcionalidades de sites de relacionamento, como um botão de like ou reação específica.

4) Roxo

Os emojis de coração roxo são familiares, mas não por conta da frequência de uso. Podem ser utilizados como demonstração do amor familiar, entre pais e filhos, irmãos ou outras relações de parentesco.

5) Azul

Para demonstrar que há confiança na pessoa que recebe a mensagem, o emoji de coração a ser utilizado é o azul. Além disso, é comum encontrar esse pictograma ser adotado para conscientização do autismo, pois há uma associação entre a tonalidade e a condição.

6) Verde

O verde está ligado aos aspectos de saúde, equilíbrio, bem-estar. Sendo assim, o emoji de coração verde também tem esse valor simbólico, é pode ser utilizado por pessoas que trabalham com Educação Física, Nutrição, Fisioterapia ou áreas correlatas.

Em alguns casos, também tem associação com a natureza. Por isso, aparece em páginas oficiais de ONGs ambientalistas ou de pessoas que trabalham em contato com o meio ambiente.

7) Preto

O preto enquanto tonalidade para símbolos significa tristeza ou perda. Por conta disso, o emoji de coração preto é um representante comum em situações de luto, isolamento, solidão e até depressão em alguns casos mais específicos.

8) Branco

Para alguns usuários e desenvolvedores, o emoji de coração branco é um pictograma transparente, sem cor ou translúcido. Apesar disso, significa sentimentos amorosos genuínos, de uma forma próxima ao coração vermelho.

Ademais, há quem use esse símbolo para manifestar apoio, responder ao luto de outros e até mesmo simbolizar a paz.

9) Marrom

Também pode ser usado para os aspectos afetivos e amorosos. Contudo, é mais comum que faça parte dos movimentos de afirmação étnica, identidade racial, pertencimento e luta do movimento negro.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.