Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

As eleições 2022 ocorrem neste domingo (2), uma dúvida recorrente deste período voltou a integrar as conversas de muitos brasileiros. Neste sentido, o questionamento tem relação às roupas que podem ou não podem ser usadas para ir votar. Afinal, é ou não permitido votar de bermuda e chinelo?

Leia também

Igualmente, muitos se perguntam se outros tipos de vestimenta estão liberados. Com base no que foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinadas regras devem ser cumpridas em dia de votação tanto por eleitores, quanto por mesários e fiscais de pleito. Tais normas incluem as roupas que podem ser utilizadas em seções eleitorais.

Apenas na última semana, a busca na internet por “votar de bermuda” cresceu de forma significativa. De acordo com o Google Trends, o dia de pico da dúvida dos brasileiros foi nesta segunda-feira (26), em grande maioria nos estados do Maranhão, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte.

A situação também ocorreu em 2018 e em 2020, anos em que as buscas sobre o assunto no Google mais do que dobraram com a aproximação das eleições.

Pode votar de bermuda e chinelo nas eleições 2022?

A resposta para esta pergunta é sim. Tanto bermudas quanto chinelos são permitidas durante o pleito eleitoral, assim como camiseta regata e saia, de acordo com as resoluções do TSE nº 23.610/2019 e nº 23.627/2020.

Além disso, no dia da votação, também é possível manifestar a convicção político-ideológica dos eleitores de forma individual e silenciosa, por meio de bandeiras, broches, adesivos, dísticos e camisetas.

Por outro lado, fica expressamente proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas, bem como portar insígnias que identifiquem um candidato ou candidata, coligação, partido ou federação. Os mesários e fiscais não devem utilizar roupas com menções de candidatos ou partidos políticos.

Dentre outros detalhes que estão vetados no momento do voto, estão incluídos:

  • Roupas de banho, como biquínis, maiôs e sungas;
  • Comparecer ao pleito sem camisa ou camiseta;
  • Comparecer nu.

Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral não possui uma recomendação específica em relação às roupas que os eleitores devem usar, é adequado que, no dia, o bom senso prevaleça ao escolher o que vestir para comparecer à seção eleitoral.

Mais sobre as Eleições 2022

O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo (2), de 8h às 17h. Por sua vez, o segundo turno, caso necessário, será disputado no dia 30 de outubro, que também cai em um domingo. É importante lembrar de levar um documento com foto; a apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

Na urna eletrônica, a ordem de escolha é a seguinte: deputado federal, com quatro dígitos, deputado estadual, com cinco dígitos, senador, com três dígitos, governador, com dois dígitos, e presidente da República, com dois dígitos.

Neste ano, os candidatos à presidência são:

  • Ciro Gomes (PDT);
  • Constituinte Eymael (DC);
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo);
  • Jair Bolsonaro (PL);
  • Léo Péricles (UP);
  • Lula (PT);
  • Padre Kelmon (PTB);
  • Simone Tebet (MDB);
  • Sofia Manzano (PCB);
  • Soraya Thronicke (União Brasil);
  • Vera Lúcia (PSTU).

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.