O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 está com as inscrições abertas. Os jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade considerada adequada para cada etapa de ensino podem se inscrever até esta sexta-feira (2 de junho). As provas devem ser aplicadas no dia 27 de agosto. Daqui até lá, os candidatos devem estudar o conteúdo destinado ao nível de ensino para o qual deseja obter o certificado.
As inscrições para o Encceja 2023 estão sendo realizadas de forma online através do sistema do exame. Podem se inscrever os candidatos com, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e aqueles com, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização da prova. O exame será aplicado no dia 27 de agosto nos turnos da manhã (4 horas de duração) e da tarde (5 horas de duração).
Qual conteúdo estudar para o Encceja 2023?
O Encceja 2023 é composto por quatro provas objetivas, por nível de ensino. Cada uma delas é feita de 30 questões de múltipla escolha e mais uma proposta de redação. Cada nível de ensino – fundamental e médio – possui áreas de conhecimento e componentes curriculares específicos. Confira, a seguir, qual conteúdo estudar para o exame.
Conteúdo do Encceja 2023 para candidatos do ensino fundamental
Candidatos ao Encceja 2023 do ensino fundamental devem estudar os seguintes conteúdos:
- Para a prova 1: Ciências Naturais (Ciências);
- Para a prova 2: Matemática (Matemática);
- Para a prova 3: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física);
- Para a prova 4: História e Geografia (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Conteúdo do Encceja 2023 para candidatos do ensino médio
Candidatos ao Encceja 2023 do ensino médio devem estudar os seguintes conteúdos:
- Para a prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Para a prova 2: Matemática e suas Tecnologias (Matemática);
- Para a prova 3: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física);
- Para a prova 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, Filosofia, História, e Sociologia).
Uma dica para estudar para o Encceja 2023 é resolver as provas das edições anteriores do exame. Elas podem ser acessadas aqui.
Como se inscrever no Encceja 2023?
Como dito, as inscrições do Encceja 2023 são feitas de forma online através do sistema do exame. Durante a inscrição, o candidato deve informar o município no qual fará as provas, bem como o nível de ensino (se fundamental ou médio) para o qual deseja obter certificação. Ele deve informar também as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado.
A inscrição no Encceja 2023 é gratuita. Porém, o candidato que não compareceu à última edição do exame e não justificou a sua ausência ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em R $40. O valor deve ser pago por meio de boleto gerado no ato da inscrição. O pagamento pode ser feito nas casas lotéricas ou em qualquer banco.
Sobre o Encceja
O Encceja é realizado desde 2002 e tem o objetivo de avaliar habilidades, competências e saberes de jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
O exame é realizado pelo Inep, instituto responsável pela aplicação das provas. Para isso, conta com a ajuda das secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é feita pelas secretarias de Educação e também pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que acordaram com o Termo de Adesão ao Encceja.
Para mais informações, o candidato pode acessar o edital do Encceja 2023.