O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Aprenda Mais, está oferecendo cursos totalmente gratuitos e digitais com certificados no final da formação para os profissionais brasileiros. Com opções em 12 áreas distintas, é possível realizar quantos cursos a pessoa quiser.
Na categoria de educação profissional e tecnológica, o projeto pretende capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. No momento, são ofertados mais de 90 cursos no ambiente virtual, como forma de desenvolver o conhecimento para gerar mais competitividade no mercado de trabalho. Saiba mais informações a seguir:
Quais são os cursos online e gratuitos ofertados pelo MEC?
Em primeiro lugar, os cursos estão divididos nas seguintes áreas: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Idiomas, Línguas e Literatura, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Neste sentido, alguns dos cursos ofertados são:
- Ação Educativa na Prevenção e Controle das Doenças e Agravos;
- Biologia;
- Doenças Emergentes e Reemergentes na Saúde Coletiva;
- Epidemiologia;
- Gerenciamento de Resíduos;
- Gestão de Pessoas em Saúde;
- Indicadores na Saúde;
- Planejamento em Saúde Coletiva;
- Cálculo Técnico;
- Estatística: conceitos e representações;
- Química;
- Espaço Educativo;
- Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores;
- Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola;
- Gestão em Educação Escolar;
- Higiene na Escola;
- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
- Laboratórios da Escola;
- Legislação Escolar;
- Ludicidade como Instrumento Pedagógico;
- Psicologia da Aprendizagem.
Além disso, existe a possibilidade de realizar uma capacitação para autores de cursos voltados à plataforma Aprenda Mais. Nessa modalidade, são atendidos os docentes ou técnicos administrativos em educação que desejam produzir os próprios cursos por meio do Ministério da Educação.
Aprenda Mais: como realizar a inscrição nos cursos no MEC?
O primeiro passo para realizar a inscrição é acessar o site do Aprenda Mais. Na página inicial, pode-se selecionar uma das categorias dos cursos para encontrar a formação desejada, filtrando pelo nome ou pelo número da turma. Com a opção de interesse em mãos, leia as informações detalhadas.
Na ficha de cada curso, é possível acessar um resumo sobre o conteúdo, a carga horária, qual é o prazo para conclusão dos estudos e o prazo mínimo para obter o certificado. Ademais, a página informa quais são os requisitos, o número de módulos, a metodologia utilizada, os requisitos, nível da formação e idioma usado.
Após essa leitura, clique sobre o título da formação para ser redirecionado a uma nova página, onde você pode realizar o login caso tenha cadastro na plataforma ou abrir a sua conta. Clique em “Criar uma conta”, na aba “Esta é a sua primeira vez aqui”, para enviar as suas informações.
A plataforma Aprenda Mais irá solicitar informações sobre a sua idade, país em que você vive, nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento e outros dados pessoais para realizar o seu cadastro. No final desse processo, é necessário confirmar a inscrição pelo e-mail para começar a estudar.
Todos os usuários precisam ter um nome de login e uma senha para entrar na plataforma. A sugestão é utilizar somente letras minúsculas e criar uma combinação entre o nome e o sobrenome, ou adotar o número do Cadastro de Pessoas Físicas para facilitar a entrada.
Por fim, para acessar os cursos, basta clicar em “Meus Cursos – Acessar” no topo superior direito da página.