Encceja 2023 tem o edital publicado; confira as regras e o cronograma

O exame é voltado para jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada. Veja quando será a aplicação neste ano.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, no dia 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que reúne todas as informações sobre a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A prova será aplicada para o ensino fundamental e médio no dia 27 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

continua depois da publicidade

Em relação a justificativa de ausência, os participantes que faltaram às provas do Encceja 2022 terão a oportunidade de justificar sua ausência de 3 a 14 de abril. É obrigatório para os inscritos que não compareceram às provas do ano passado justificar sua ausência caso queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.

Caso o participante não justifique a ausência ou tenha o pedido de justificativa indeferido, deverá reembolsar o Inep no valor de R$ 40 em qualquer banco ou casa lotérica.

Inscrições do Encceja 2023

Leia também

As inscrições para o exame estarão abertas de 22 de maio a 2 de junho. No mesmo período, também é possível solicitar atendimento especializado. O exame é voluntário, gratuito e aberto a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Para participar, eles devem ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio até a data do exame.

continua depois da publicidade

A edição de 2023 do Encceja terá algumas novidades, como a inclusão da opção Cartão Resposta ampliado no sistema de inscrição para pessoas com deficiência visual, correção diferenciada da escrita para pessoas com transtorno do espectro autista e documentação simplificada para travestis, transexuais, ou transgêneros com nome social registrado na Receita Federal.

Além disso, laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especializado solicitado este ano, não precisam ser reenviados para análise posterior.

Confira o cronograma do exame

Justificativa de ausência

continua depois da publicidade
  • Justificativa: 3 a 14 de abril;
  • Resultado: 24 de abril;
  • Recurso: 24 a 28 de abril;
  • Resultado do recurso: 2 de maio;
  • Inscrição no exame: 22 de maio a 2 de junho.

Atendimento especializado e Tratamento pelo nome social

  • Solicitação de atendimento especializado: 22 de maio a 2 de junho;
  • Resultado: 12 de junho;
  • Recurso: 12 a 16 de junho;
  • Resultado do recurso: 19 de junho.

Aplicação

  • Ensino fundamental e médio: 27 de agosto

Acesse o edital do Encceja clicando aqui.

Sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi instituído em 2002 com o objetivo de avaliar competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

continua depois da publicidade

O Inep, em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, é responsável pela aplicação do exame. O certificado e a declaração de proficiência são emitidos pelas Secretarias de Educação e pelos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que assinam o Termo de Adesão ao Encceja.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade