O calendário para realização Enem 2023 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal maneira de admissão no ensino superior público do país.
Além disso, ele também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), parciais e integrais, em instituições de ensino particulares. O Enem também dá possibilidade de garantir o Fies, que é um financiamento de estudo em faculdades particulares.
Enem 2023 tem o calendário definido
Nesta quarta-feira (15/03) foi publicado no Diário Oficial da União uma portaria que modifica o calendário de eventos do Exame Nacional do Ensino Médio em 2023.
Previstas para acontecer inicialmente entre os dias 8 e 19 de maio, o cronograma alterou as inscrições para o período de 5 a 16 de junho. As solicitações devem ser realizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira o calendário completo do Enem 2023:
- Inscrições: 5 a 16 de junho;
- Primeiro dia de provas: 5 de novembro. Os candidatos serão avaliados por redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões Ciências Humanas;
- Segundo dia de provas: 12 de novembro. Os candidatos serão avaliados em 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática;
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
- Resultados: 16 de janeiro de 2024.
Conforme o cronograma de eventos, nos dias da realização das provas, os portões dos locais de provas são fechados às 13h, com início da aplicação às 13h30. O tempo máximo do primeiro dia será de cinco horas e meia, e de cinco horas no segundo domingo.
No momento da inscrição, é possível optar pela versão comum ou digital do exame. Quem escolher pelo Enem digital, irá responder às questões de forma online, usando um computador. Contudo, a prova não é realizada em casa e sim em alguma instituição de ensino selecionada pelo Inep, previamente informada na Página do Participante.
Nesses locais, o exame estará disponível em computadores por um sistema próprio, não sendo possível acessar outros sites durante a aplicação da prova. Além disso, um técnico de informática é responsável por acompanhar o andamento, para verificar se há algum problema técnico durante a prova.
Apesar de o Enem digital ser realizado utilizando um computador, a redação deverá ser feira de maneira manuscrita. Assim, será preciso levar caneta esferográfica transparente de tinta preta.
Os participantes também recebem folhas de rascunho para realizar os cálculos e anotações durante as provas. Em 2023, a versão impressa e digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias, de forma simultânea, com as questões iguais.
Enem 2023: como se preparar?
O conteúdo do exame seguirá a Matriz de Referência do Enem, usada desde 2009. Esses assuntos, no entanto, estão previstos para serem modificados em 2024, quando todas as escolas estarão adequadas ao Novo Ensino Médio.
Como a Matriz de Referência do Enem é ampla, é importante que os estudantes estejam atentos ao que é cobrado em um exame dessa natureza.
Uma boa dica para treinar toda a abordagem do conteúdo é realizando provas anteriores. Mais de 5 mil questões já caíram nas provas do Enem. A partir disso, será possível identificar um estilo da prova e o que costuma ser cobrado.
Com este amplo banco de questões para treinar, o estudante que deseja figurar entre a lista de aprovados não pode deixar de resolver as provas antigas.