SiSU 2023 inicia inscrições; saiba como pleitear as vagas

O prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa nesta quinta-feira (16/02) e vai até o dia sexta-feira da próxima semana, dia 24.

As inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já estão abertas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023. Serão disponibilizadas mais de 222 mil vagas para aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2022.

continua depois da publicidade

Por meio do SiSU, os estudantes podem disputar vagas em universidades federais e instituições públicas de ensino superior em todo o país. O edital do programa foi divulgado pelo Ministério da Educação, que também antecipou os cronogramas do Programa Universidade para Todos e do Fundo de Financiamento Estudantil.

SiSU 2023 abre as inscrições

O processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes durante o ano, sendo que a primeira seleção é realizada nos primeiros meses, e a outra no segundo semestre. Dessa maneira, podem participar os candidatos que fizeram a última edição do Enem e obtiveram nota superior a zero na redação.

Leia também

Vale salientar que os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, não podem participar do SiSU.

continua depois da publicidade

As inscrições devem ser realizadas acessando a página do Sisu, até o dia 24 de fevereiro, clicando na opção “Fazer Inscrição” e, em seguida, selecionando a opção “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”.

Não é recomendado deixar para fazer a inscrição no último dia, pois o site poderá enfrentar problemas em razão do grande número de acessos, como lentidão ou travamentos, durante alguma etapa do processo.

Cada candidato deverá selecionar duas opções de curso, conforme a ordem de preferência. Antes disso, será preciso informar os dados pessoais, como CPF, senha de inscrição no Enem, número de celular e conta de e-mail.

continua depois da publicidade

É importante pesquisar previamente quais as vagas disponíveis no curso, verificar as pontuações mínimas exigidas e acompanhar os resultados parciais para alterar ou não as opções até a data final.

As notas de corte serão divulgadas apenas a partir do segundo dia, quando será possível saber a concorrência. Nos três últimos dias de inscrição, será possível conferir qual foi a classificação alcançada.

Ao final do período de candidatura, serão consideradas as últimas opções salvas pelo candidato. O sistema vai permitir ainda conferir as vagas pelas palavras-chave: cidade, curso e/ou instituição de ensino.

continua depois da publicidade

A publicação da relação de aprovados está prevista acontecer no dia 28 de fevereiro, quando será permitida a matrícula no curso. Já a lista de espera, que é destinada aos candidatos cujos nomes não aparecem na chamada regular, ficará disponível até 8 de março, com a divulgação de vagas remanescentes.

Saiba mais sobre o SiSu 2023

O próximo SiSU, no segundo semestre, ainda não tem data agendada, mas tende a abrir inscrições no meio do ano. Em 2022, o cadastro ficou disponível entre os dias 28 de junho e 1° de julho.

A novidade da primeira edição ficou com o prazo maior para inscrições, em razão do feriado de Carnaval. As inscrições para participar do Programa Universidade para Todos e Fundo de Financiamento Estudantil também estarão disponíveis em breve.

O Fies vai receber candidatura entre os dias 7 a 10 de março, para os estudantes interessados em financiamentos em instituições particulares. Já as inscrições para bolsas do ProUni 2023 serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade