SiSU 2023: veja o passo a passo para se inscrever nas vagas das Universidades

As inscrições para o SiSU abrem semestralmente, portanto, veja como se inscrever no sistema que seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) serão abertas na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023. O prazo para participar da seleção vai até às 23h59 do dia 24 deste mês.

continua depois da publicidade

Por meio do SiSU, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades federais e instituições públicas de ensino superior de todo o país. O edital do SiSU foi divulgado pelo Ministério da Educação, que também antecipou neste semestre os cronogramas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), edições de 2023.

Como funciona o processo seletivo do SiSU?

O processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes por ano, sendo a primeira seleção no início do ano, e a outra no segundo semestre. Desse modo, podem participar os candidatos que fizeram a última edição do Enem e tenham obtido nota superior a zero na redação.

Leia também

Além disso, os chamados treineiros (estudantes que ainda não finalizaram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos) não podem participar do SiSU.

continua depois da publicidade

Como se inscrever no SiSU?

Para se candidatar às vagas ofertadas através do SiSU, basta acessar o site gov.br e fazer login na plataforma. Já dentro do sistema do SiSU, o participante deve escolher, por ordem da sua preferência, até duas opções entre as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior que participam do programa. Confira o passo a passo abaixo.

1. Acesse a página do SiSU

Em primeiro lugar, acesse a página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, em seguida, em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”. Vale lembrar que não é recomendado deixar para fazer a inscrição no último dia, pois devido a quantidade de acessos simultâneos, o site pode enfrentar problemas, como lentidão ou travamentos, durante alguma etapa do processo.

continua depois da publicidade

2. Confirme os seus dados

O segundo passo é confirmar os dados para o SiSU como endereço, telefone, e-mail etc. Caso seja necessário, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

3. Escolha o curso desejado

Na tela "Minha inscrição”, você poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma universidade ou em instituições diferentes. Para escolher o primeiro curso, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”.

Além disso, você pode filtrar a vaga por localidade, instituição ou curso. Para continuar, após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso”.

continua depois da publicidade

4. Indique a modalidade que irá concorrer

Nesta etapa, você deve indicar se irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou por meio das políticas afirmativas das instituições.

No caso das universidades e institutos federais, os candidatos que estudaram em escola pública que escolherem as vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, de acordo com a renda familiar e raça. Portanto, basta clicar em “escolher esta modalidade” para prosseguir.

5. Confira suas opções de curso e modalidade de concorrência

Confira o curso e a modalidade de vaga escolhida, bem como a documentação que será exigida pela instituição de ensino superior na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição em determinados cursos, é possível que algumas pessoas se deparem com uma mensagem no sistema informando a impossibilidade de concorrer a determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção de curso.

6. Verifique as notas de corte dos cursos

Por fim, fique atento às notas de corte parciais de cada curso, que o sistema divulga diariamente durante o período de inscrição. Com isso, você pode decidir mudar ou não, sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para a vaga escolhida anteriormente.

Vale lembrar que essas opções de curso podem ser alteradas quando e quantas vezes quiser, durante o período de inscrições. No entanto, somente a última alteração realizada será considerada no sistema.

Cronograma SiSU 2023.1

  • Inscrições - 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado - 28 de fevereiro;
  • Matrículas: 2 a 8 de março;
  • Manifestação de interesse na lista de espera - 28 de fevereiro a 8 de março.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade