Enem: resultados das provas foram liberados; saiba como consultar

O resultado das provas do Enem foi antecipado para esta quinta-feira (9/02) e já pode ser consultado pelos candidatos.

A previsão era de que o resultado das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fosse divulgado apenas na próxima segunda-feira (13/02). Com a antecipação, já é possível fazer a consulta individual na Página do Participante. As notas podem garantir vaga em instituição de nível superior pública ou privada no Brasil.

continua depois da publicidade

A última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizada em novembro de 2022. Na época, mais de 3 milhões de pessoas fizeram inscrição, conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Resultado das provas Enem: como consultar?

O resultado do Enem foi divulgado nesta quinta-feira (9/02) e pode ser acessado diretamente na página do participante do Inep. Para consultar a pontuação, será preciso informar o CPF e senha cadastrados, realizar o login e conferir o desempenho na prova.

Leia também

Vale salientar que essas notas foram divulgadas de maneira definitiva. Assim, não cabe recurso contra o resultado divulgado. O desempenho para os participantes que ainda estão cursando o ensino médio será liberado apenas 60 dias após as demais.

continua depois da publicidade

O gabarito oficial do Enem foi divulgado no mês de novembro do ano passado, logo após aplicação das provas. Assim, com a finalização de todos os recursos e anulações de questões, os estudantes puderam fazer uma estimativa da nota no Exame.

Resultado Enem: veja como aproveitar o desempenho

Aqueles que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem aproveitar o resultado oficial para acessar outros programas do governo. Dessa maneira, é possível utilizar a nota no Sistema de Seleção Unificada, no Programa Universidade para Todos e no Fundo de Financiamento Estudantil. Veja como funciona cada um deles:

continua depois da publicidade

SiSu

Os estudantes que optarem por tentar vaga no SiSU podem se candidatar a diversas instituições públicas brasileiras. O período de inscrição será de 16 a 24 de fevereiro, com resultado previsto para 7 de março. É preciso ter feito a versão mais recente do Enem para participar.

Nesse programa, o aluno pode mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes desejar ao longo do período de inscrição, observando as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Existem vagas para estudantes cotistas e as regras devem ser conferidas na instituição de ensino de interesse.

ProUni

O ProUni corresponde a um programa federal que disponibiliza bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas, sendo elas integrais (100%) ou parciais (50% de desconto). É possível usar os resultados do Enem 2021 e de 2022.

continua depois da publicidade

Para ter direito a esse é programa, é necessário ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral em redes privadas. Além disso, deverá pertencer a uma família com renda per capita de até três salários mínimos.

Por isso, existe um limite mínimo a ser alcançado na prova do Enem, bem como a exigência de não ter baixo desempenho na redação, a ponto de zerar a pontuação na etapa.

As inscrições para o programa poderão ser realizadas entre os dias 28 de fevereiro até o dia 3 de março de 2023.

Fies

O Fies seleciona estudantes que se encontram em situação de baixa renda e financia os cursos superiores deles em instituições de ensino privado. Em contrapartida, os beneficiários devem quitar o financiamento após a formatura.

Para solicitar o financiamento, é preciso ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, se tiver atingido nota mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e não ter zerado a redação. Também é necessário ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

As inscrições para participar do Fies 2023 vão estar disponíveis entre os dias 7 e 10 de março, e o resultado está previsto para o dia 14 do mesmo mês.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade