A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), oferece 226.399 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior no país, sendo 63 universidades federais.
A consulta às vagas do SiSU foi liberada na última segunda-feira (30). Ao todo, são 6.402 cursos de graduação com vagas disponíveis. No site do sistema é possível visualizá-los por modalidade de concorrência, turnos, instituições e localização.
Além disso, o candidato pode conferir, na íntegra, os documentos de adesão de cada uma das instituições que fazem parte da primeira edição do SiSU 2023.
O que é o SiSU?
O SiSU é um programa do governo federal que disponibiliza vagas no ensino superior em instituições federais e estaduais, por meio da nota da edição mais recente do Enem.
Para ver os cursos e instituições, e se inscrever nesta edição, basta ter o acesso único no site do governo federal, informar o número de inscrição no último Enem (exame de 2022) e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Desse modo, para participar do SiSU, é exigido que o candidato tenha realizado o Enem de 2022, obtido nota maior que zero na prova de redação e não tenha feito o Exame na condição de treineiro.
Inscrições no SiSU 2023
O período de inscrições do SiSU foi estendido em função do Carnaval. Nesse sentido, as inscrições serão abertas em 16 de fevereiro e poderão ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro.
Ao longo desse período, os candidatos podem mudar o curso selecionado em primeira ou segunda opção. Vale lembrar que o sistema é atualizado diariamente com novas notas de corte, que variam conforme a média dos candidatos inscritos. Assim, a opção considerada na seleção será aquela que você tiver escolhido no último dia das inscrições.
Modalidades de concorrência: ampla concorrência e cotas
No momento da inscrição no SiSU, o candidato também deve informar qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Além disso, caso deseje, também poderá optar pela ampla concorrência como estratégia. Confira o cronograma completo do SiSU 2023 a seguir.
Cronograma da primeira edição do SiSU 2023
Abaixo estão listadas as principais datas do SiSU no primeiro semestre deste ano:
- Período de inscrições no SiSU: 16 a 24 de fevereiro;
- Resultado da chamada regular: 28 de fevereiro;
- Prazo para matrícula dos candidatos convocados na 1° chamada: 2 a 8 de março de 2023;
- Prazo para manifestar interesse na lista de espera do sistema: 28 de fevereiro a 8 de março de 2023;
- Convocação da lista de espera pelas instituições de ensino superior: ainda não informado.