ProUni 2023 terá lista de espera única; entenda a novidade

Vagas da lista de espera do ProUni passaram por alterações. Programa oferece bolsas para instituições de ensino particulares de nível superior.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o ProUni passará por mudanças. No caso uma fila única será criada para os candidatos que estejam em situação de espera. A decisão já foi oficializada em uma publicação no Diário Oficial da União (DOU).

continua depois da publicidade

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como objetivo a oferta de bolsas integrais (100% de desconto) e parciais (50% de desconto) para estudantes que não possuem nível superior ingressarem em universidades e faculdades particulares. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como principal métrica de avaliação dos candidatos.

Lista de espera única ProUni 2023

De acordo com a publicação do MEC no Diário Oficial da União, a nova lista de espera do ProUni terá uma fila única. Isso quer dizer que não será mais levado em consideração se a pessoa está ou não incluída entre os candidatos provenientes de cotas.

Leia também

“A lista de espera do ProUni será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos estudantes pela concorrência às vagas destinadas à implementação de políticas de ações afirmativas ou à ampla concorrência”, informa a pasta.

continua depois da publicidade

Por outro lado, as demais regras para cotistas e para quem faz parte da ampla concorrência permanecem as mesmas. Ou seja, as vagas de primeira chamada continuam possuindo as cotas previstas em lei.

É importante lembrar que a lista de espera é constituída por candidatos que não passaram na primeira e nem na segunda chamada ou cujo curso não teve formação de turma, mesmo após a aprovação.

Quem pode participar do ProUni

De acordo com as regras do ProUni, para poder participar é necessário que o estudante tenha realizado a edição mais recente do Enem ou a penúltima, tirando ao menos 450 pontos e sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário se enquadrar em uma das situações abaixo:

continua depois da publicidade
  • Estudante que seja Pessoa com Deficiência (PcD);
  • Estudante que cursou o ensino médio na rede pública;
  • Professores de escola pública que queiram cursar Pedagogia ou Licenciatura;
  • Estudante que fez ensino médio, sendo parte na rede pública e outra na privada (com bolsa integral);
  • Estudante que fez ensino médio, sendo parte na rede pública e outra na privada (sem bolsa ou bolsa parcial);
  • Estudante que fez ensino médio na rede privada, com bolsa integral;
  • Estudante que fez ensino médio na rede privada, com bolsa parcial ou mesmo sem bolsa.

Como se inscrever no ProUni

O ProUni 2023 teve seu cronograma alterado recentemente pelo MEC. Agora, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março de 2023. Já os resultados e a possibilidade de se inscrever na primeira chamada estão previstos para 07 de março, com término no dia 16 do mesmo mês.

A segunda chamada do ProUni está programada para ocorrer entre os dias 21 e 30 de março. Confira como se inscrever no ProUni:

continua depois da publicidade
  1. Entre no site do Prouni, localizado no portal do Acesso Único;
  2. Clique no botão de inscrição;
  3. Digite seu CPF;
  4. Depois, informe a sua senha do gov.br;
  5. Na sequência, basta seguir as instruções da página e ir preenchendo o que é requisitado;
  6. Após ter feito tudo, uma confirmação aparecerá na tela.

Se a pessoa passar na primeira chamada ou na segunda, ela poderá ir na instituição de ensino se matricular. Caso contrário, deverá participar da lista de espera do ProUni.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade