Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um programa governamental que permite que jovens e adultos de todo o país possam garantir sua certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, por meio de um exame. A partir de agora, as provas do Encceja já têm data para 2023, e os interessados devem se atentar ao cronograma.

continua depois da publicidade

Há alguns anos, este diploma poderia ser conquistado por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, o governo formulou o Encceja como forma de facilitar o acesso à avaliação, bem como permitir que os cidadãos consigam sua certificação de forma mais simples.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o cronograma do Encceja 2023. Neste ano, as provas que permitem a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Provas do Encceja já têm data para 2023: confira

Leia também

As datas mais importantes do exame, que devem ser do conhecimento de todos os participantes, já estão disponíveis. Confira:

continua depois da publicidade
  • Período de inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
  • Provas: 27 de agosto;
  • Divulgação do gabarito: 27 de agosto;
  • Resultados: 22 de dezembro.

Os interessados em realizar a prova devem entrar no site do Encceja, acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, imprimi-lo e levar no dia de prova. Vale lembrar que, para adquirir o diploma de ensino médio, é preciso ter pelo menos 18 anos, e para o diploma de ensino fundamental, pelo menos 15 anos.

Aqueles que residem em outros países e são brasileiros também podem fazer a prova, bem como indivíduos privados de liberdade.

continua depois da publicidade

Sobre a prova do Encceja

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino. Cada uma possui trinta questões de múltipla escolha, bem como uma proposta de redação de gênero dissertativo-argumentativo, assim como o Enem. No caso dos candidatos à conclusão do Ensino Fundamental, as provas são:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e geografia.

Já os candidatos à conclusão do Ensino Médio realizarão as seguintes provas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências humanas e suas Tecnologias.

Ao contrário de outras provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não é um vestibular. Assim, ele não possui um número limitado de vagas. Para receber o diploma, basta realizar o exame e alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada área de conhecimento, e 5 na redação.

continua depois da publicidade

O Encceja também segue os moldes do Enem, o que faz com que os candidatos precisem obedecer a uma série de regras. Por exemplo, fugir do tema pode zerar a nota.

Em relação ao resultado da prova, a tendência é que 10 dias úteis após a realização do exame, as notas já estejam disponíveis. Para isso, basta acessar o site oficial, inserir os dados e a senha criada no dia da inscrição e conferir o resultado. Também é possível procurar a Secretaria de Educação de seu município ou de seu Estado para conferir mais informações.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade