Sebrae oferece cursos de capacitação online e gratuitos; saiba se inscrever

Com mais de 300 possibilidades de capacitação, o Sebrae oferece cursos online e gratuitos com certificado de conclusão para quem quer alavancar o currículo.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está oferecendo cursos de capacitação online e gratuitos. No geral, são 315 formações com diferentes períodos de duração, mas os interessados precisam saber como se inscrever.

Para adquirir o certificado no final da capacitação, deve-se ficar atento aos prazos, notificações por e-mail e cumprir o cronograma de estudos. As oportunidades estão distribuídas no campo das Finanças, Inovação, Legislação, Organização e mais. Confira a seguir:

Quais são os cursos oferecidos pelo Sebrae?

Os cursos oferecidos pelo Sebrae estão no portal de cursos online da instituição, organizados com diferentes filtros. Desse modo, o interessado pode buscar por áreas do conhecimento, relevância, ordem alfabética e lançamentos mais recentes na plataforma.

Além disso, o Sebrae organizou listas com base na situação dos inscritos. Sendo assim, existem sugestões para quem é Microempreendedor Individual (MEI), quem já tem um negócio e quem quer abrir.

Entre o top 10 de cursos mais acessados em 2022 e cursos voltados para professores, os brasileiros podem acessar capacitações como:

  • Marketing Digital para sua empresa: equipe comercial;
  • Artesão empreendedor: nível 1;
  • Legislação e negócios para o audiovisual;
  • Comunicação no processo de vendas para pequenos negócios;
  • Ética e integridade empresarial na prevenção da corrupção;
  • Controle da movimentação financeira;
  • Empreendedor de sucesso;
  • Formação pedagógica: empreendedorismo e BNCC;
  • Como usar sites de busca para sua empresa;
  • Como anunciar em sites de vendas;
  • Como criar uma página do Facebook;
  • Comercialização e distribuição para o Audiovisual;
  • Gestão de pessoas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Gestão financeira.

A princípio, os cursos possuem durações que variam entre 2h e 120h. Contudo, o sistema do Sebrae estabelece um período variável para a conclusão da formação, podendo variar entre 15 dias e 18 meses em alguns casos.

Sendo assim, é responsabilidade do interessado informar-se sobre as especificidades de cada capacitação antes de efetuar a inscrição. Como se trata de cursos online e gratuitos, o procedimento pode ser feito inteiramente pela internet.

Como se inscrever?

Em primeiro lugar, o candidato deve acessar a página dos cursos disponíveis e buscar pela sua capacitação de interesse. Após selecionar, clique em “Saiba mais” e continue para uma página específica.

Nessa página, estarão as informações sobre formato, duração, prazo para conclusão e a quem se destina. Como estratégia pedagógica, o Sebrae adota as trilhas de aprendizagem.

Em resumo, são como itinerários de estudo que passam por outras grandes áreas ou campos específicos. Por exemplo, na formação “Marketing digital para sua empresa: primeiros passos”, o estudante terá contato com conteúdos de Marketing de Conteúdo e Copywriting, por exemplo.

O acesso ao curso é feito através do cadastro na plataforma, informando os dados pessoais e de contato. Mais do que o CPF, deve-se informar o e-mail mais utilizado, pois as atualizações e outros avisos pertinentes serão encaminhados para este endereço eletrônico.

Atualmente, o Sebrae oferece certificado digital com verificação de autenticidade para todos os seus cursos, de maneira 100% gratuita. Ao concluir o curso, basta acessar a área do estudante com o login e senha cadastrada.

No final do menu com as informações do usuário, está disponível a emissão do certificado de participação, em formato PDF. Além dos selos e logomarcas do Sebrae, os documentos de certificação acompanham códigos de identificação.

Desse modo, os estudantes e profissionais podem colocar o certificado em seus currículos e redes sociais, como o LinkedIn.

Leia também

você pode gostar também

ONG Recode oferece curso gratuito para programadores

A formação para Programador conta com diversas horas de atividade. Fique por dentro dos detalhes sobre o curso gratuito da ONG Recode, e confira onde e como se inscrever.

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.