Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram divulgados nesta quinta-feira, 22, e agora já será possível obter o certificado de conclusão.
As provas aconteceram no dia 28 de agosto e foram feitas por mais de 547 mil pessoas em todo o país. Para acessar os resultados, basta entrar na página oficial do exame, informando o CPF e a senha cadastrada.
O Encceja é realizado para que jovens e adultos possam ter certificado do ensino fundamental ou do ensino médio, nos casos em que a pessoa não concluiu essas etapas na idade prevista.
O certificado do Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e também por alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).
As secretarias estaduais de educação emitem os diplomas totais e também as declarações parciais para as pessoas que fizeram a prova do ensino fundamental e do ensino médio. Os IFETs, por sua vez, emitem apenas certificados de ensino médio.
Como obter o certificado do Encceja
Para obter seu certificado do Encceja, relativo ao ensino fundamental ou ao ensino médio, é preciso conferir os resultados e verificar se as notas mínimas foram atingidas.
A emissão do certificado só é feita ao candidato que fez pelo menos 100 pontos em cada disciplina da prova e que tirou, no mínimo, nota 5 na redação. Quem teve pontuação inferior pode solicitar a declaração parcial e fazer o exame novamente, apenas para as disciplinas faltantes.
Para solicitar o certificado, é preciso ter em mãos os documentos necessários:
- RG;
- CPF (cópia e original);
- Boletim, que pode ser emitido na página de conferência de pontuação.
Depois de separar os documentos, encontre a instituição que foi escolhida no momento da inscrição para a prova do Encceja. É recomendado entrar em contato por telefone para conferir os horários de funcionamento da instituição e saber se a unidade conta com a emissão de certificado online.
É fundamental também que o documento seja emitido dentro do prazo correto, por isso confira as datas com a instituição certificadora e respeite os prazos estipulados. Normalmente, esse tempo varia de 45 a 60 dias após a realização do exame.
Certificado Encceja
O certificado do Encceja tem o mesmo valor de um diploma feito por escolas regulares e permite que as pessoas possam continuar os estudos ou ocupar cargos profissionais. É possível, por exemplo, se inscrever no Enem e, a partir da nota obtida, matricular-se em cursos de ensino superior ou técnico.
A nota do Enem pode ser usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).