Resultado do Encceja é divulgado; veja como consultar

Centenas de milhares de pessoas fizeram as provas do Encceja. Resultados estão disponíveis para serem acessados pelos candidatos.

O resultado do Encceja 2022 foi divulgado nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro. O anúncio foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

continua depois da publicidade

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como função oferecer certificados de ensino fundamental ou ensino médio para quem não conseguiu obter o nível de escolaridade de forma regular (em escolas).

Vale ressaltar que, segundo o Inep, cerca de 547 mil pessoas participaram das provas que foram realizadas no dia 28 de agosto de 2022. A participação é gratuita.

Como consultar o resultado do Encceja 2022

Leia também

Como informado, o resultado do Encceja 2022 saiu nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro. Os participantes poderão verificar se conseguiram nota suficiente para obter diploma de ensino médio ou fundamental no site do Inep.

continua depois da publicidade

Para acessar é preciso que a pessoa informe o seu CPF e a conta do gov.br. Se estiver com algum problema ou dúvida, poderá entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 20h.

Caso a pessoa não tenha conseguido nota suficiente, ela poderá realizar o exame no próximo ano, normalmente. Já quem foi aprovado poderá solicitar pelo seu diploma.

Como obter o diploma do Encceja

O aprovado no Encceja 2022 poderá solicitar o seu diploma em qualquer Secretaria Estadual de Educação, no local que a pessoa reside. Os Institutos Federais também possuem autorização de emissão, contudo só para certificados de nível médio.

continua depois da publicidade
  • A obtenção do diploma, seja ele de nível médio ou de nível fundamental, deve ser feita da seguinte maneira:
  • Após conferir o resultado positivo, verifique qual o prédio da Secretaria de Educação ou do Instituto Federal que realiza a emissão do diploma;
  • No local, peça pela emissão;
  • Geralmente, é o CPF, documento de identidade, número de inscrição no exame e resultado da prova;
  • O serviço de emissão é gratuito e em alguns locais existe até a oferta de entrega online.

Segundo as regras vigentes do Encceja, pessoas com no mínimo 15 anos de idade podem realizar a prova para obter o diploma de nível fundamental. Para ter o certificado de ensino médio é necessário que o indivíduo tenha ao menos 18 anos de idade.

Provas do Encceja: disciplinas cobradas

As pessoas inscritas no Encceja passaram por uma prova escrita objetiva e uma redação no dia 28 de agosto de 2022. A avaliação foi aplicada em 26 estados e no Distrito Federal, sendo que as matérias cobradas são diferentes, seguindo o nível de escolaridade. Veja:

continua depois da publicidade

Ensino fundamental

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • História e Geografia.

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Temas das redações do Encceja

Todos os anos o Encceja exige que os candidatos façam uma redação com um tema que é apresentado no momento da avaliação. Em 2022, para os candidatos de nível fundamental foi escolhido o seguinte assunto: “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”.

Por outro lado, a redação de nível médio exigiu que o participante abordasse o tema “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade