USP está com inscrições abertas para candidatos que vão usar a nota do Enem

Na modalidade Enem-USP da instituição, serão ofertadas 2.917 vagas para cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

Estão abertas as inscrições para os estudantes que desejam ingressar na Universidade de São Paulo (USP), usando a nota do Enem. A modalidade chamada Enem-USP oferta 2.917 vagas para cursos de graduação.

Nessa forma de ingresso, o estudante pode optar por até 3 opções de curso, sob a condição de que sejam dentro de uma mesma área do conhecimento, sendo elas: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Biológicas e da Vida e Ciências Humanas e Sociais.

Desse modo, é vedada a inscrição para cursos em áreas diferentes, como Medicina e Artes Visuais, por exemplo. Se o candidato tiver dúvidas sobre os cursos e as áreas de conhecimento, basta conferir a tabela presente no edital. Além disso, é possível modificar as opções escolhidas entre os dias 13 e 15 de fevereiro.

Isenção da taxa de pagamento

Os estudantes interessados podem se inscrever até dia 11 de janeiro através do site oficial da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e efetuar o pagamento de uma taxa de R$10. Além dos candidatos que estão inscritos na Fuvest 2023, os grupos isentos do pagamento da inscrição incluem:

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que concorrem às vagas do Enem-USP 2023 destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado o Ensino Médio somente em escolas públicas;
  • Pessoa em situação de vulnerabilidade socioeconômica que concorrem às vagas do Enem-USP 2023 destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado o Ensino Médio somente em escolas públicas;
  • Pessoas que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mediante a apresentação do Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Como se inscrever no Enem-USP?

A inscrição no Enem-USP pode ser feita até o dia 11 de janeiro de 2023, clicando aqui. Pode participar do processo seletivo quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir neste ano de 2022, além de pessoas que já possuem diploma de curso superior que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem).

Durante a inscrição é preciso informar a categoria a qual concorrerá às vagas. Ainda, há vagas reservadas a políticas afirmativas, além da ampla concorrência, destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e/ou que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

O número de vagas é distribuído da seguinte maneira: 599 vagas para Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública, e 1.085 para estudantes PPI (pretos, pardos ou indígenas).

Cronograma Enem-USP 2023

  • 9 de dezembro a 11 de janeiro: inscrição;
  • 13 a 15 de fevereiro: prazo para alteração das opções de curso;
  • 17 de fevereiro: resultado da primeira chamada;
  • 22 a 27 de fevereiro: matrícula dos aprovados na primeira chamada;
  • 1º a 3 de março: manifestação de interesse na lista de espera;
  • 1º de março: resultado da segunda chamada;
  • 2 e 3 de março: matrícula dos aprovados na segunda chamada;
  • 13 de março: primeira chamada de candidatos da lista de espera;
  • 14 e 15 de março: matrícula dos aprovados na 1ª chamada da lista de espera;
  • 20 de março: segunda chamada de candidatos da lista de espera;
  • 21 e 22 de março: matrícula dos aprovados na 2ª chamada da lista de espera;
  • 27 de março: terceira chamada de candidatos lista de espera;
  • 28 e 29 de março: matrícula dos aprovados na 3ª chamada da lista de espera.

Leia também

você pode gostar também

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.

Fies 2023 já tem datas de inscrição para o primeiro semestre

Em novembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou o cronograma com as datas de inscrição do Fies 2023. A primeira etapa começa a partir do primeiro semestre.